Todos aqueles que sofrem de ansiedade social devem experimentar pelo menos uma vez a terapia de rejeição, uma nova técnica viral no TikTok, que promete resultados nesse sentido. Isso se manifesta como um medo ou desconforto de ser observado e julgado pelos outros, o que nos leva a ter tendências ao isolamento.
ANÚNCIO
Sua presença é explicada através da criação, pois é comum em crianças que foram vítimas de piadas, assédio, rejeição, ridicularização ou humilhação, o que as leva a não saber lidar bem com a rejeição, pois desencadeia sentimentos de inferioridade ou baixa autoestima.
O que é terapia de rejeição?
Se é assídua ao TikTok, provavelmente já notaste a tendência de pessoas se expondo voluntariamente à rejeição. Também conhecido como desafio da rejeição, são pessoas que procuram intencionalmente deixar de ter medo através da experiência para ganhar imunidade.
Por exemplo, uma mulher se aproxima de um entregador de delivery e pede para ser ela a entregar o seu pedido. Obviamente, receberá um "não" como resposta, o que a fará ganhar mais confiança diante desses sentimentos de desconforto e vergonha.
Outros deixam mais ao acaso, porque até poderiam receber um “sim”. Por exemplo, uma mulher vai a um café e pergunta a um grupo de desconhecidos se pode ser amiga deles e tomar algo juntos.
Segundo o Glamour, "não é um tratamento psicológico oficial, diz Elisa Martínez, LMFT, uma terapeuta de São Francisco especializada em ansiedade e autoestima. Trata-se mais de um desafio de autoajuda que encoraja as pessoas a se colocarem em situações desconfortáveis para superar o medo do rejeição".
Os especialistas recomendam que seja acompanhado por psicoterapia ou tratamento profissional especializado, mas não descartam que a terapia de rejeição seja útil para sair da zona de conforto, aumentar a confiança e deixar de ter medo do mundo. Na verdade, um dos tratamentos para fobias é expor-se ao que causa medo em um ambiente seguro.