Alcançar e manter um peso saudável é um objetivo comum para muitas pessoas, mas para as mulheres, esse caminho pode ser um desafio maior, pois existem fatores biológicos que tornam a perda de peso mais complicada.
ANÚNCIO
Aqui estão as principais razões por trás dessa realidade
O primeiro fator é a genética. De acordo com o portal de saúde feminina Women’s Health, existem genes que influenciam nossa propensão a acumular gordura, nossa resposta a certos alimentos e nossa capacidade de nos sentirmos saciados.
Além disso, a composição corporal das mulheres, que tende a ter mais gordura e menos músculos, acumula uma quantidade maior de gordura nos quadris, coxas, pernas, abdômen e seios, em comparação com os homens, que tendem a acumular mais gordura no abdômen. Este fator afeta diretamente o metabolismo, tornando a queima de calorias menos eficiente. Isso significa que as mulheres queimam menos calorias do que os homens.
Por outro lado, as mudanças hormonais também nos afetam; por exemplo, durante a gravidez e a menopausa, elas influenciam processos como o metabolismo e a distribuição de gordura, bem como os desejos por alimentos e a resposta do corpo ao exercício. Por exemplo, durante a gravidez, as mulheres experimentam um aumento nos níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona, o que pode levar a um aumento de peso que pode ser difícil de perder após o parto.
Dados alarmantes
De acordo com dados do Ministério da Saúde Pública, no Equador, em 2024, seis em cada 10 adultos estão com sobrepeso ou obesidade. Além disso, mais de 35% das crianças de cinco a 11 anos também sofrem de sobrepeso ou obesidade. Por outro lado, 95% dos equatorianos consomem menos de cinco porções de frutas e legumes por dia.
É importante enfatizar o quão complexo pode ser para as mulheres alcançar e manter um peso saudável, enfrentando desafios biológicos que dificultam o processo de emagrecimento, e embora mencionemos que esse desafio é compartilhado por todos os equatorianos, sabemos que é especialmente significativo para as mulheres.