Nas terras frias do norte da Europa, os habitantes dos países nórdicos desenvolveram uma cultura única e fascinante. Caracterizados pela força, valor e profunda conexão com a natureza, os vikings possuíam profunda sabedoria sobre bem-estar e felicidade.
ANÚNCIO
Na busca pela felicidade, o mundo se viu preso em uma constante corrida para ter sucesso. Acumulando bens materiais na busca por satisfação imediata, muitos incorreram em problemas de saúde física e mental.
Porém, filosofias ancestrais souberam encontrar o segredo da felicidade na simplicidade, no equilíbrio e na apreciação de pequenos prazeres. Continue lendo para conhecer mais.
O conceito Hygge
Esse é um conceito referente à sensação de bem-estar, conforto e acolhimento que se experimenta em momentos agradáveis e relaxantes. Trata-se de criar um ambiente que valoriza coisas simples como ler um livro, saborear uma xícara de café ou conversar com os amigos.
Por outro lado, há o Lagom. Esse conceito sueco significa ‘suficientemente justo’ ou ‘nem muito nem pouco’. Trata-se de encontrar a moderação em todos aspectos da vida, desde as posses materiais até às relações interpessoais.
5 segredos nórdicos da felicidade e bem-estar
Vida ao ar livre: A conexão com a natureza é um pilar fundamental do estilo de vida nórdico. O Friluftsliv é uma filosofia que promove o contato com o natural para a saúde mental e física.
Esforço: Na filosofia dinamarquesa o Umage convida a dedicar o tempo de forma regular às pequenas tarefas de limpeza e organização da casa. Organizar o armário, arrumar a dispensa ou limpar a casa são fonte de satisfação pessoal e bem-estar mental.
ANÚNCIO
Acordar cedo: Na Suécia, o Gökotta é uma prática de acordar cedo, antes de amanhecer, para apreciar o silêncio e o canto dos pássaros. Essa tradição cria maior bem-estar e produtividade ao longo do dia.
Pausas: Na Escandinávia, o Fika é um hábito de dar pausas ao longo do dia para aproveitar de um café, uma conversa com os amigos ou familiares. Esse simples descanso para apreciar o mundo físico (não o virtual), aumenta as sensações positivas.
Convivência: Na Dinamarca, a convivência em comunidade é uma tendência. Seja no bairro, no grupo do hobbie ou entre estranhos em uma praça, a convivência oferece múltiplos benefícios como solidariedade.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.