Saúde e Bem-estar

Peeling de fenol: 5 dados importantes que você deve saber antes de optar por esta técnica arriscada

O fenol é um álcool que pode causar queimaduras, arritmias, toxicidade hepática e renal

Peeling de fenol es un procedimiento estético que usa ese químico para "borrar" las arrugas. Tiene muchos riesgos y no es apto para cualquier persona.
Peeling de fenol O peeling de fenol é um procedimento cosmético que utiliza esse produto químico para 'apagar' rugas. Tem muitos riscos e não é adequado para todos. (Imagen de Freepik)

Quem não deseja ter uma pele de porcelana? Manter a pele radiante é um dos principais cuidados de uma grande parte da população, que recorre a todos os tipos de métodos (naturais, químicos, mecânicos e físicos) para esfoliar o rosto e eliminar impurezas, mas até onde estaria disposta a ir para obter um resultado de sonho?

ANÚNCIO

O peeling facial é um dos métodos mais populares que existem e há uma ampla variedade de opções. Atualmente, o peeling profundo de fenol viralizou no TikTok, prometendo uma pele maravilhosa, mas com um alto risco se não for realizado por pessoal especializado. Algumas semanas atrás, um vídeo se espalhou rapidamente pela internet mostrando um homem morrendo enquanto fazia esse tratamento.

De acordo com o portal especializado em química, análise, laboratório, Química, "O fenol é um álcool muito utilizado na indústria química, farmacêutica e clínica como um potente fungicida, bactericida, antisséptico e desinfetante". Na dermatologia, era usado para realizar a esfoliação profunda e reparar danos na pele.

O peeling de fenol, de acordo com a clínica Cirugía Facial Benidorm, é um procedimento estético que consiste na aplicação controlada de fenol na pele, que esfolia, destrói as camadas antigas e inicia a criação de "nova pele como se fosse a cura de uma ferida, resultando em uma regeneração completa da pele, eliminando rugas e cicatrizes; e melhorando o tom e a textura geral da pele.

Por que é arriscado e o que você precisa saber antes de aplicá-lo?

A dermatologista Carolina Martínez observou que o peeling de fenol tem "múltiplos efeitos colaterais graves, por isso é tão controverso realizá-lo".

1. Deve ser aplicado apenas por médicos dermatologistas

"Eu insisto com nossos pacientes que devem se colocar nas mãos de médicos, porque uma coisa é a cosmetologia que os técnicos estudaram para se especializarem nisso, e outra coisa somos os médicos que estudamos seis anos e depois uma especialização de 3 a 5 anos para fazer isso. O caso do peeling de fenol é sério. Não é algo novo, existe há muitos anos e antes só era feito por cirurgiões plásticos."

2. Não pode ser aplicado em qualquer pessoa

Os especialistas em dermatologia afirmam que este peeling não é adequado para todos os tipos de pacientes, pois é necessário cumprir uma série de requisitos, como ser uma pessoa saudável, que não fume ou que tenha parado de fumar há meses.

ANÚNCIO

3. O fenol pode ser tóxico

A dermatologista afirma que o fenol pode ser tóxico para algumas pessoas, podendo causar arritmias, toxicidade hepática, toxicidade renal e até mesmo a morte.

4. Pode causar queimaduras e câncer de pele

O fenol, quando não é aplicado por médicos, pode irritar a pele e, em casos mais graves, causar queimaduras químicas, como afirmou Mirella Pascini, dermatologista e membro da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia, ao ABC: “O seu uso prolongado ou em concentrações elevadas pode resultar em danos a longo prazo, incluindo hiperpigmentação, sensibilidade extrema e, em casos extremos, câncer de pele”. Também pode deixar manchas brancas ou queimaduras.

5. É um tratamento a longo prazo

Os especialistas explicaram que dois dias após a realização do peeling, forma-se uma grande crosta no rosto e é nesse momento que o paciente recebe alta médica. Após 10 dias, a crosta cai e o rosto fica extremamente vermelho por cerca de seis meses. Pode ser extremamente doloroso. “Mas está sendo feito com menos frequência porque pode causar uma queimadura química profunda na pele”, afirma a especialista.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias