As recompensas e punições que experimentamos como consequência de nossas ações em um relacionamento amoroso são chamados reforçadores. Estes surgem de uma dinâmica inconsciente na qual recompensamos o que nos faz sentir bem para que a outra pessoa o faça mais vezes e, claro, estabelecemos limites quando nos causam dor.
ANÚNCIO
De acordo com Psicología y Mente, são muito considerados pela terapia comportamental, pois influenciam no bem-estar que podemos experimentar ao lado de uma pessoa.
Não é à toa que existe o reforço intermitente, que é quando você recebe amor por alguns dias e depois a pessoa se afasta ou fica indiferente, levando você à ansiedade, confusão e caos, uma dinâmica extremamente tóxica em certos relacionamentos.
O que são reforçadores e como usá-los de forma positiva em um homem?
"O reforçador (ou reforço) é qualquer estímulo que aumenta a probabilidade de que um comportamento se repita no futuro," explica a mesma fonte e, portanto, pode ser usada de forma positiva e construtiva nos relacionamentos de casal com um homem, mas também de amizade.
Estes são divididos em várias categorias, como os primários, que estão ligados a satisfazer uma necessidade biológica (como comer), ou os secundários, que são aqueles que "não satisfazem diretamente uma necessidade biológica, mas adquirem sua capacidade reforçadora através de sua associação com reforços primários", explicam da Universidade de Navarra.
Levando isso para a prática, poderíamos dizer, por exemplo, que essa pessoa fez algo de bom para você e você retribui com alguns elogios verbais, dando-lhe uma refeição favorita, abraços ou beijos, convidando-o para fazer um hobby que ele goste, como ir ao cinema ou passear no parque, dar-lhe um presente, entre outros. Sua parceira, por imitação, adotará o mesmo modelo de interação e a reciprocidade idealmente se estabelecerá.
O reforço é aplicado depois que a pessoa teve um comportamento positivo para você, então você não pode recompensá-lo com mais atenção, gestos ou carinho quando ele foi indiferente com você, falou mal de você ou esqueceu do compromisso, ou seja, quando fez algo errado que você não quer normalizar na relação.