É normal experimentar cólicas menstruais, aquelas dores no abdômen devido às contrações do útero. Além disso, é comum sentir dor nas costas, dor de cabeça e até mesmo fadiga, pois se sentir mais cansada é mais comum do que pensamos. Por outro lado, muitas mulheres experimentam sensibilidade nos seios, bem como mudanças de humor que levam à irritabilidade, tristeza ou mudanças repentinas de humor. Esses sintomas costumam começar um ou dois dias antes do período e podem durar vários dias. Mas, apesar desses desconfortos, um estudo revelou que sua mente está no seu melhor momento!
ANÚNCIO
A University College London (UCL) e o Instituto de Esporte, Exercício e Saúde (ISEH) descobriram que, apesar de nos sentirmos pior fisicamente, temos maior agilidade mental durante a menstruação. A pesquisa, publicada na revista Neuropsychologia, avaliou como nossas habilidades cognitivas flutuam ao longo do ciclo menstrual.
Os testes
Os testes foram projetados para imitar processos mentais típicos dos esportes de equipe. Aqui vamos te contar um pouco sobre eles:
Teste de inibição e atenção
Os participantes foram mostrados rostos sorridentes ou piscando um olho e foram solicitados a pressionar a barra de espaço apenas quando vissem um rosto sorridente. Este teste media a inibição, a atenção, o tempo de reação e a precisão.
Teste de cognição espacial
Foi pedido a eles que identificassem imagens especulares em uma tarefa de rotação 3D, avaliando assim a cognição espacial.
Teste de tempo-espacial
Os participantes tinham que clicar quando duas bolas em movimento colidiam na tela, medindo o tempo espacial.
O estudo
Os investigadores selecionaram 241 mulheres e mediram o seu tempo de reação e os erros cometidos em vários testes cognitivos. Os testes foram repetidos após 14 dias, e as participantes também responderam a questionários sobre o seu estado de espírito e sintomas menstruais.
ANÚNCIO
Embora muitas mulheres tenham afirmado se sentir pior durante a menstruação e acreditassem que seu desempenho seria prejudicado, os resultados mostraram o contrário. Durante a menstruação, os tempos de reação foram mais rápidos e houve menos erros. Surpreendentemente, os piores resultados foram registrados durante a fase lútea, que começa logo após a ovulação e dura entre 12 e 14 dias antes do período.
O que isso significa para nós?
Esta descoberta é super emocionante porque demonstra que, embora nosso corpo possa se sentir mais fraco, nossa mente está no seu auge durante a menstruação! Portanto, da próxima vez que estiver nesses dias, lembre-se de que seu cérebro está funcionando a toda velocidade, mesmo que não pareça.