Comportamento e Relacionamento

Dia dos Namorados: 6 dicas sobre como sobreviver a esta data quando seu parceiro faleceu

Dê a si mesma permissão para se sentir triste

Mulher triste
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Estamos nos aproximando de uma das datas mais românticas do ano: o Dia dos Namorados. Celebrado em 12 de junho, este é o momento perfeito para reafirmar os sentimentos pela pessoa amada.

ANÚNCIO

No entanto, este pode ser um grande gatilho de luto se você perdeu seu parceiro. Ainda mais que, diferentemente de um rompimento, você não queria que o relacionamento terminasse, tornando-o um tipo único de perda.

Sendo assim, que tal conhecer agora mesmo algumas dicas sobre como sobreviver a esta data neste momento tão difícil? Confira 6 a seguir, extraídas do portal Psychology Today (texto em inglês):

1. Abra espaço para se sentir triste

Talvez uma das coisas mais importantes a fazer na preparação para o Dia dos Namorados seja abrir espaço para você se sentir triste. Isso se refere a dar a si mesma permissão para se sentir triste, mas também a limpar sua agenda para antecipar que poderá experimentar gatilhos de luto no dia real.

Ao fazer isso, você está dando um passo prático de autocuidado para se permitir o luto. Coisas como ver casais felizes apaixonados neste dia ou ver cartões e flores e lembretes constantes de amor podem ser muito difíceis de testemunhar depois de perder seu parceiro. É importante abrir espaço para você e saber que não há problema em se sentir triste.

2. Convide outras pessoas para comemorar com você

Algo que os solteiros realmente descobriram no Dia dos Namorados é como virar a data de cabeça para baixo e comemorar sua solteirice como um ato de resistência contra as pressões desnecessárias que muitos sentem que este dia traz.

Da mesma forma, se você quiser, pode aproveitar o tempo para comemorar com seus entes queridos e amigos. Se conhece pessoas que perderam o cônjuge ou pertencem a um grupo de apoio a viúvos, pode até se reunir com elas para comemorar.

ANÚNCIO

3. Pense em uma forma de comemorar que seu parceiro teria adorado

Tente pensar em algo que você e seu parceiro adorariam fazer no Dia dos Namorados e depois faça isso. Pode ser algo muito clássico, como jantar à luz de velas em casa, ou pode ser algo excêntrico, como assistir a um filme de terror.

Pode ser muito curativo pensar no que seu parceiro teria feito por você e depois fazer isso por si mesma, como forma de se conectar com ele e lembrá-lo. Sinta-se à vontade para convidar outras pessoas que amam essa pessoa para o ritual ou usá-lo como um momento para cuidar de você.

4. Faça algo amoroso na memória do seu parceiro

Outra forma de homenagear seu parceiro é ser voluntária ou doar seu tempo, energia ou recursos de uma maneira que seja significativa para ele. Você pode doar dinheiro para uma causa pela qual ele realmente se importava, passar seu tempo em uma organização onde ele se voluntariava ou adoraria apoiar, ou pensar em outras maneiras criativas de dar um pouco de amor não romântico ao mundo neste dia.

5. Realize algo especial no túmulo do seu parceiro

Não há razão para que você não possa e não deva incluir seu parceiro na celebração real. Se ele tiver um túmulo ou um local onde se sinta próxima dele, você pode visitar este local. Leve flores, faça um piquenique e converse com ele. Pode ser uma forma poderosa de se conectar com a pessoa que já se foi.

6. Mime-se

Certifique-se de se tratar de uma maneira especial. Vá ao spa, tome seu café preferido, compre uma caixa de chocolates, fique em casa e assista a um filme e coma pizza com champanhe. O que quer que pareça certo. Você merece todo o amor e cuidado ao lidar com a dor de sobreviver ao Dia dos Namorados depois de perder seu próprio amor.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias