Comportamento e Relacionamento

Dia dos Namorados: 4 motivos pelos quais celebrar a data é bom para o seu relacionamento

É uma oportunidade de tempo de qualidade com o seu parceiro, por exemplo.

Virgin River - Netflix
Dia dos Namorados: 4 motivos pelos quais celebrar a data é bom para o seu relacionamento (Reprodução: Netflix)

Estamos nos aproximando de uma das datas mais românticas do ano: o Dia dos Namorados. Celebrado em 12 de junho, este é o momento perfeito para reafirmar os sentimentos pela pessoa amada.

ANÚNCIO

No entanto, muitos casais escolhem não comemorar porque acreditam que a necessidade de presentear ou declarar seus sentimentos vai muito além desta data.

Contudo, existem motivos maravilhosos para celebrar o Dia dos Namorados. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles agora mesmo? Confira 4 a seguir, segundo Kristen Mark, no portal Psychology Today:

1. É uma oportunidade de tempo de qualidade

Para pessoas cuja linguagem de amor é tempo de qualidade, isso pode ser muito importante. Ao reconhecer coisas como o Dia dos Namorados, normalmente há tempo reservado para desfrutar de uma refeição juntos, fazer uma atividade, e não há nada de errado em agendar sexo também!

Tempo de qualidade fica mais difícil de conseguir à medida que a vida fica mais ocupada, mas reservar tempo a dois, priorizar o sexo e passar bons momentos juntos é importante para a manutenção e satisfação do relacionamento.

2. Cultiva a alegria empática

A nossa capacidade de reconhecer oportunidades de celebração comunica ao nosso parceiro que respeitamos os seus sucessos e os consideramos nossos.

Pesquisas sobre o cultivo da alegria empática nos relacionamentos mostraram que a maneira como reagimos ao sucesso é importante. Se celebrarmos o sucesso, responderemos usando o que chamamos de resposta construtiva ativa.

ANÚNCIO

Normalmente, quando algo bom acontece, você pode ouvir “isso é ótimo!” ou “parabéns!” e ponto final. Essa é uma resposta construtiva passiva. Ao reservar um tempo para realmente comemorar o sucesso, você passa do construtivo passivo para o construtivo ativo – e é aí que começa o cultivo da alegria empática.

A pesquisa mostrou que devemos aproveitar os momentos de celebração como uma oportunidade para fortalecer o relacionamento. E é provável que isso se traduza no quarto.

3. É uma oportunidade de gratidão

As celebrações lhe dão tempo para refletir sobre coisas pelas quais é grata. Demonstrou-se que mostrar gratidão ao seu parceiro fortalece o relacionamento e melhora a conexão e a satisfação.

Expressar gratidão também pode melhorar diversas emoções positivas associadas a relações felizes, como orgulho, esperança e contentamento geral.

Outra forma pela qual a celebração pode gerar sentimentos de gratidão é oferecer uma oportunidade de focar no positivo. Quando celebramos até as pequenas coisas, estamos colocando o foco nas qualidades positivas do nosso parceiro.

A investigação demonstrou também que quanto mais um casal dá e recebe gratidão na sua relação, maior investimento coloca no prazer sexual do seu parceiro e na satisfação de suas necessidades sexuais.

4. Demonstra investimento no relacionamento

O investimento em um relacionamento pode ser demonstrado de grandes maneiras, como ficar noivo ou casar, ter filhos ou comprar uma casa. Mas também pode ser demonstrado nas maneiras cotidianas como vocês celebram a vida juntos.

Quando você investe em seu relacionamento celebrando as pequenas coisas, elas se acumulam com o tempo para criar uma base sólida de apreciação mútua. Reconhecer que as pequenas coisas são importantes é uma forma de comunicar ao parceiro que você está investindo no crescimento do relacionamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias