É inegável que todas queremos parecer bem e sentir-nos satisfeitas com o nosso físico, mas esses sinais de que você sofre de obsessão pela beleza são um alerta porque podem colocar em risco a sua saúde mental. Não é saudável pensar frequentemente na nossa aparência, pois devemos aceitar que somos seres imperfeitos que nunca conseguiremos preencher completamente os padrões da sociedade.
ANÚNCIO
Esta pressão é mais forte nas mulheres, que são influenciadas pelo mercado de cosméticos e moda, redes sociais, comparações com celebridades e mais situações onde as grandes perdedoras somos nós mesmas, onde até o detalhe mais insignificante é capaz de nos gerar preocupação.
Sinais de que você sofre de obsessão pela beleza
Você se inibe
Segundo Humbert Escario, especialista em distúrbios afetivos para o portal Psicovivir, “quase todos os afetados por esta doença mental apresentam um funcionamento psicossocial alterado devido às preocupações irreais com sua aparência, podendo chegar a evitar o relacionamento com os outros”. Também preferem não ir a determinados eventos sociais ou usar certos tipos de roupas.
Você tentou todos os tratamentos
A mesma fonte afirma que “pessoas obcecadas com sua aparência física, começam a abusar de cirurgias plásticas, se envolvem em dietas perigosas, cometem loucuras do ponto de vista nutricional, desenvolvem distúrbios alimentares” e até gastam quantias significativas em tratamentos estéticos de todos os tipos e produtos de beleza.
Pensamentos recorrentes
Essa obsessão ocupa várias horas de pensamento ou análise ao longo do dia e é muito difícil de controlar para quem a sofre. Além disso, essas pessoas desenvolvem comportamentos como a constante focar reparando em si mesmas ou a comparação com os outros de forma repetida.
Você faz rituais
A preocupação com a aparência é tanta que realizam atividades rituais como se olhar no espelho o tempo todo ou tirar fotos. Costuma compartilhar muitas ‘selfies’ no dia a dia.
Dá muito destaque a uma imperfeição
A pessoa fica obcecada com alguma parte do seu corpo e, geralmente, com pensamentos negativos. Este será o seu ponto ‘fraco’ com o qual começará a ficar obsessiva até se tornar uma grande insegurança. Por exemplo, o seu nariz, os seus braços, o bumbum...