O que é ‘normal’ é definido pelos casais em suas respectivas dinâmicas, mas se você está preocupado, esta é a frequência das relações sexuais no casamento, de acordo com os especialistas. Isso permitirá que você estabeleça se está abaixo ou na média para reacender a chama e liberar a paixão.
ANÚNCIO
No entanto, não se sinta pressionada a ir mais vezes para a cama se não quiser, por medo de que seu parceiro fique desapontado ou seja infiel. Conversem sobre suas necessidades, cheguem a acordos e busquem maneiras de fortalecer a intimidade, que não necessariamente envolvam penetração, como o sexting, enviar fotos sensuais, andar pela casa de lingerie e outras dinâmicas.
A ideia não é forçar você a agradar, mas sim que você desfrute e se empodere da sua sexualidade, em um ponto onde ambos se sintam satisfeitos.
Qual é a frequência de relações sexuais no casamento?
De acordo com um estudo de 2017 publicado em Archives of Sexual Behavior, casais casados têm uma média de relações sexuais de 56 vezes por ano, o que equivale a aproximadamente uma vez por semana.
Relatórios semelhantes mostram resultados com a mesma frequência e foi detectado que, dos 19 aos 29 anos, é quando os casais têm mais relações sexuais: 2 vezes por semana. Depois disso, começa a diminuir progressivamente devido às responsabilidades da vida adulta e às dinâmicas dos casais.
Portanto, não se sinta mal se o sexo não é o centro principal do seu relacionamento. De Psicologia Online, lembram que “o número em si não é tão importante para definir se você está em um relacionamento saudável e estável ou não, o mais importante é se sentir confortável, para que, independentemente da frequência com que você tem relações sexuais com seu parceiro, estejam felizes e satisfeitos nela”.
Se quiserem apimentar as coisas, melhorem a comunicação e saiam da monotonia. Integrem brinquedos sexuais, realizem suas fantasias sexuais e deixem-se levar pelo elemento surpresa.