Deixar ir alguém que amamos é talvez uma das coisas mais complicadas que temos que fazer, por isso é importante saber quando lutar por um amor e quando certamente é mais saudável soltá-lo, mesmo que nos cause muita dor a curto prazo.
ANÚNCIO
Um aspecto muito importante da inteligência emocional é a tolerância à frustração, algo que na maioria dos casos nos leva a nos agarrarmos a pessoas ou situações tóxicas porque não trabalhamos a paciência e a resiliência para suportar as mudanças que sair dali supõe.
Sinais para saber quando lutar por um amor
Expectativas realistas
De acordo com Psicología Online, um dos melhores sinais para lutar por um amor é quando ambos compreendem que o outro não é perfeito, mas que apesar dos defeitos, estão dispostos a trabalhar MUTUAMENTE para chegar a acordos e respeitar os limites.
Apoio mútuo
Outro sinal é o apoio mútuo nos piores e melhores momentos e a confiança que têm tão grande. Apesar de todas as coisas, você sabe que sempre terá essa pessoa para te apoiar e ajudar.
Desfrutar de tempo juntos
Uma das razões para continuar com o relacionamento é compartilhar interesses e desfrutar desses momentos, sempre com diversão, risadas e afinidade.
Brigas saudáveis
Apesar de haver desacordos e discussões, eles sempre são feitos com amor e respeito, não permitindo a violência em nenhuma de suas formas nem os insultos. Podem abaixar o orgulho e buscar um ao outro.
Paixão
Há paixão, excitação e atração um pelo outro, então podem desfrutar de relações sexuais prazerosas e você se sente satisfeita nesse aspecto.
ANÚNCIO
Quando não vale a pena lutar por um amor?
No entanto, não vale a pena lutar por esse amor se é você quem sempre tem que forçar as coisas para que aconteçam: as conversas, os encontros, os detalhes. Os relacionamentos não podem ser unilaterais, pois tudo deve ser recíproco: a atenção, o carinho, os presentes, a companhia e o apoio.
Também não é bom insistir quando houve indiferença em relação aos seus sentimentos e à sua dor, se o seu parceiro se mostrou violento ou abusivo fisicamente, emocionalmente ou psicologicamente com você.
Não é recomendável continuar se os seus conflitos são profundos, as brigas são constantes e não conseguem chegar a acordos porque não se entendem ou são incompatíveis em seus estilos de vida, valores ou maneiras de ver as coisas. Quando o relacionamento provoca infelicidade, definitivamente não é o seu lugar.