Quando você é mãe, enfrenta muitos desafios, não apenas em educá-los para serem crianças e jovens responsáveis, mas também em resolver seus problemas, garantir que tenham alta autoestima e evitar que se tornem crianças mimadas que manipulam.
ANÚNCIO
E as crianças têm muito talento para manipular você e fazer com que você faça o que elas querem, e muitas vezes você cai nessa sem perceber, o que não é nada positivo nem para você nem para elas.
Por isso, estamos te dizendo as maneiras de saber se seu filho está te manipulando, para que você fique alerta e saiba como lidar com isso para que ele aprenda.
Como saber se seu filho está te manipulando e dicas para enfrentá-lo e dar-lhe uma lição
Diz frases como “se me ama de verdade, fará isso”
O chantagem emocional é uma forma muito comum de manipulação de crianças e você nem percebe, pois eles dizem frases como "se você realmente me ama, fará isso".
Eles sabem que, se te magoarem ou chantagearem emocionalmente, farão você se sentir mal e conseguirão o que querem, então é importante que você perceba e não caia.
Eles exageram uma situação
Também as crianças exageram uma situação ou mentem para manipular você e alcançar seus objetivos.
Por isso é importante que você esteja ciente do que aconteceu e verifique o que está sendo dito para saber se estão falando a verdade com você ou apenas tentando te manipular.
ANÚNCIO
Eles se vitimizam
As crianças que querem manipular também costumam se vitimizar em determinadas situações para obter sua simpatia e fazer com que você faça o que elas querem.
Por isso, é vital que notes se está dizendo a verdade e é a vítima ou apenas está agindo e buscando seus próprios benefícios.
Como enfrentá-los e ensinar-lhes uma lição
Você não deve ceder
É importante que, mesmo que te faça sentir culpado ou mal, não cedas às chantagens e manipulações de seus filhos, nem uma única vez, porque eles continuarão fazendo e acreditarão que isso está certo.
Pelo contrário, ensine-lhe que seu comportamento não é o melhor nem o mais adequado e que assim nunca conseguirá nada.
Mantenha a calma e não grite com ele
Por mais que você tenha vontade de gritar com ele naquele momento para que ele aprenda uma lição, é melhor você se manter calma, tranquila e não gritar.
Fale com ele ou ela da forma mais tranquila e diga que as coisas não serão conseguidas dessa maneira, pois não é apropriada.