Comportamento e Relacionamento

3 sinais de que você pode estar criando um ambiente de trabalho tóxico sem perceber

Preste atenção nos seus comportamentos e aprimore-os

Pexel

Nosso ambiente de trabalho é uma grande extensão das nossas vidas, já que é por lá que passamos grande parte da nossa rotina. Porém, com constante contato com outras pessoas, se não tivermos tato, podemos acabar nos tornando aquele colega tóxico e chato.

ANÚNCIO

Se você não consegue perceber se os seus comportamentos estão sendo prejudiciais para a sua equipe, podemos te ajudar nessa.

Confira abaixo, 3 sinais que você possa estar transformando o seu ambiente de trabalho em um lugar tóxico:

Comunicação Inadequada

Se os funcionários parecem desinformados, confusos ou hesitantes em expressar suas opiniões, pode ser um sinal de que a comunicação no ambiente de trabalho não está fluindo como deveria.

O Que Fazer:

Promova a Transparência: Compartilhe informações relevantes e explique as razões por trás das decisões.

ANÚNCIO

Incentive o Feedback: Crie canais abertos para que os funcionários possam expressar suas opiniões e preocupações sem medo.

Desenvolva a Escuta Ativa: Mostre que você valoriza o que os funcionários têm a dizer, ouvindo atentamente e respondendo de maneira construtiva.

Falta de Reconhecimento e Apreciação

Se os funcionários sentem que seus esforços e conquistas não são reconhecidos, isso pode levar a desmotivação e ressentimento, contribuindo para um ambiente tóxico.

O Que Fazer:

Reconheça e Recompense: Celebre as conquistas e o bom desempenho dos funcionários de maneira regular.

Ofereça Feedback Positivo: Dê feedback construtivo e positivo com frequência, destacando as contribuições individuais e coletivas.

Crie Programas de Incentivo: Desenvolva programas que incentivem e recompensem o desempenho, como “Funcionário do Mês” ou bônus por metas atingidas.

Gestão Micro e Controle Exagerado

Se você ou outros gestores estão constantemente verificando o trabalho dos funcionários e controlando todos os aspectos de suas tarefas, isso pode gerar estresse e desmotivação.

O Que Fazer:

Delegue Responsabilidades: Confie nas habilidades da sua equipe e delegue tarefas de maneira eficaz.

Foco em Resultados: Em vez de controlar cada passo, concentre-se nos resultados finais.

Desenvolva a Confiança: Construa um ambiente de confiança mútua, onde os funcionários se sintam apoiados e confiantes em suas capacidades.

Seguindo as mudanças apresentadas, você não apenas melhora a satisfação e a retenção dos funcionários, mas também aumenta a produtividade e a coesão da equipe.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias