Estilo de Vida

Auroras boreais: o que são e qual é o seu significado espiritual

O céu com luzes brilhantes entre vermelho e verde convida a nos conectarmos com a harmonia cósmica

Auroras Boreales: qué son y cuál es su significado espiritual
Aurora Boreal: o que são e qual o seu significado espiritual Foi Galileu Galilei quem chamou esse fenômeno astronômico de aurora boreal. (Foto: Unsplash)

Na noite de 14 de maio, María Eugenia e Eduardo foram de carro a um parque para ter um momento diferente, conversar e tomar uma garrafa de vinho. Quando a noite caiu, o céu se encheu de luzes brilhantes entre verde e vermelho intenso, um espetáculo que o casal sentiu como uma mensagem de bom presságio.

ANÚNCIO

O que Maria e Eduardo testemunharam naquela noite é um fenômeno chamado ‘aurora boreal’, característico de maio, um espetáculo de cores no céu que pôde ser visto em vários países da América Latina, incluindo o México.

A aurora boreal consiste em uma exibição de luzes através do céu noturno da Terra, principalmente visíveis nas latitudes mais altas do planeta.

Átomos de oxigênio e nitrogênio

Tecnicamente, são luzes que ocorrem quando partículas carregadas (radiação cósmica) colidem com os átomos de oxigênio e nitrogênio presentes em nossa magnetosfera, destaca a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês).

Portanto, "é o resultado de bilhões de moléculas energizadas que emitem pequenos flashes de luz ao atingir nosso planeta, visíveis apenas à noite e exibem cores que tornam esse fenômeno um belo espetáculo de luzes".

É importante notar que esse fenômeno na verdade é chamado de ‘aurora polar’, que quando ocorre no hemisfério norte é chamado de aurora boreal e no hemisfério sul é chamado de aurora austral.

Harmonia cósmica

Foi Galileo Galilei quem as batizou como auroras boreais em 1619, utilizando o nome da deusa grega do amanhecer, Aurora, e de Bóreas, o vento do Norte, conforme o portal Travel Zoo.

ANÚNCIO

Muitas culturas atribuem a este fenômeno luminoso um grande valor, interpretando-o como uma expressão da harmonia cósmica, da presença de forças divinas ou até mesmo como uma ponte entre o material e o transcendental.

A contemplação deste evento convida as pessoas a se conectarem com algo além do tangível. Especialistas em astrologia o consideram um portal que se abre para se conectar com a espiritualidade.

Tags


Últimas Notícias