Estilo de Vida

Liderança positiva: impulsionando ambientes de trabalho saudáveis e bem-sucedidos

Estas são as chaves para ser uma líder que inspire os outros e promove um ambiente de trabalho positivo

Trabajo
Trabalho Cada vez mais mulheres ocupam cargos de liderança (Freepik)

A importância de uma boa liderança no ambiente de trabalho é inegável. Um líder eficaz não apenas guia sua equipe para alcançar objetivos, mas também cria um ambiente de trabalho positivo e produtivo. No entanto, em um cenário onde a presença masculina tem predominado historicamente nas empresas, as mulheres líderes enfrentam desafios, mas também têm oportunidades únicas para deixar sua marca e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e saudável. Isso começa com as oportunidades de formação que são oferecidas.

ANÚNCIO

“Quando uma empresa tem a oportunidade de promover alguém porque está fazendo um excelente trabalho, o melhor investimento é treiná-lo para que saiba como gerenciar os outros”, disse Ana Estrada, fundadora da Brújula Interior em entrevista com a Nueva Mujer. “Quando você assume a responsabilidade por outros, é algo muito sério. Há aqueles para quem tudo se complica porque não há uma autoridade reconhecida, pouca clareza sobre os objetivos que devem ser alcançados como equipe e as pessoas falham”.

Ana Estrada
Ana Estrada O especialista apontou os segredos para ter sucesso nas suas resoluções de ano novo (Ana Estrada)

Neste contexto, a especialista destacou a importância de uma empresa ou negócio treinar bem seus líderes e acrescentou que os colaboradores também desempenham um papel fundamental para fazer a diferença. “Como colaborador, mesmo que minha influência seja limitada, reconheço que também tenho um papel importante ao observar as necessidades da empresa, do negócio e do meu chefe, e busco maneiras de contribuir positivamente”.

É assim que as boas relações de trabalho e a liderança eficaz são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Não se trata apenas de cumprir as tarefas atribuídas, mas de criar um ambiente de trabalho que promova a colaboração, a comunicação aberta e o respeito mútuo. No entanto, Estrada alertou que as oportunidades de desenvolvimento não se limitam a um líder se apoiar apenas em pessoas afins ou com quem compartilham uma boa relação.

Liderazgo
Liderança A diversidade de género na liderança incentiva uma maior variedade de ideias e abordagens (Freepik)

Embora trabalhar nessas condições possa ser agradável, não necessariamente impulsiona o crescimento profissional. Em vez disso, o verdadeiro desenvolvimento surge quando há um trabalho em equipe com todos para ver como contribuir para o sucesso, entendendo as necessidades e oferecendo soluções. É fundamental observar e adaptar-se.

“Quando você reúne todas essas variáveis, está em uma ótima posição para contratar o melhor talento e seus colaboradores começarão a dizer que é incrível trabalhar com você porque reconhecem suas habilidades de liderança”, afirmou Estrada. “O impacto de uma boa líder se reflete no reconhecimento e respeito de seus colaboradores, que não apenas apreciam sua clareza e apoio, mas também se inspiram nela e aspiram a seguir seu exemplo, criando assim um ambiente de trabalho positivo”.

Trabajo
Trabalho As mulheres tendem a liderar através de uma comunicação assertiva. (Freepik)

Um liderança adequada cria um ambiente em que todos estão satisfeitos e desejam colaborar, o que é benéfico para todos. As implicações disso vão além do ambiente de trabalho, impactando positivamente tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

ANÚNCIO

A especialista acrescentou que, nessas circunstâncias, o cérebro produz substâncias químicas saudáveis que mantêm o sistema imunológico ativo, fortalecendo as funções executivas, como aprendizagem, análise e colaboração. Por outro lado, quando a experiência de trabalho é negativa, são geradas substâncias que enfraquecem a saúde e afetam o desempenho e o estado emocional.

Trabajo
Trabalho As mulheres devem trabalhar para serem boas líderes (Freepik)

Para gerar um ambiente de trabalho saudável e motivador, um bom líder deve conhecer seus funcionários, projetar um plano de carreira que capitalize seus talentos naturais para atribuir-lhes tarefas que, embora devam ser feitas, pelo menos as apreciem e lhes permitam desenvolver-se. Além disso, é fundamental estabelecer um sistema de feedback e métricas que avaliem a eficácia dessas práticas.

Estrada explicou que as mulheres têm certas habilidades inatas que nos permitem ser melhores líderes, como assumir a responsabilidade e a capacidade de se conectar com os outros. No entanto, o mesmo sistema leva muitas mulheres em posições importantes a adotarem modelos masculinos para não serem minimizadas. “Treinar em comunicação estruturada e factual, e não emocional, é um acerto, uma estratégia muito eficaz para mulheres que influencia em posições de liderança”.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias