Comportamento e Relacionamento

Cuidado com o excesso de amor, você pode ser vítima do ‘love bombing’

Este comportamento é adotado por narcisistas que, com atenção excessiva, buscam a atenção da pessoa que lhe interessa

"Love bombing": cuando demasiado amor se vuelve peligroso (y cómo saber si te está pasando a ti)
Casais 'Love bombing': quando muito amor se torna perigoso e como saber se isso está acontecendo com você (Freepik)

Tudo em excesso é prejudicial, até mesmo a água e o oxigênio, que são vitais, podem acabar com sua vida se você ultrapassar os parâmetros que o corpo tolera, pois a vida está cheia de limites, que em sua medida certa são saudáveis, é por isso que até o amor excessivo não é benéfico e agora é conhecido como ‘love bombing’.

ANÚNCIO

Isto traduz-se como um ‘bombardeio de amor’, que, como o termo sugere, é uma prática de manipulação na qual se busca, por meio de detalhes e dedicação exagerada, chamar a atenção de outra pessoa para iniciar um relacionamento amoroso. Sim, é semelhante às táticas intensas de sedução que Joe Goldberg usou para conquistar Guinevere Beck na primeira temporada da série ‘You’.

Consiste em superestimar e exagerar o afeto, a atenção e os elogios para com a outra pessoa de forma excessiva e repentina, com o objetivo de gerar uma conexão emocional rápida e profunda. Embora não haja estudos científicos específicos sobre o love bombing, ele tem sido estudado no contexto de relacionamentos abusivos e manipulativos.

Alguns especialistas em psicologia e relacionamentos descreveram essa ação como uma tática de controle e manipulação emocional que pode ter consequências negativas para a pessoa que a experimenta. Seu jogo é tão sutil que na maioria das vezes passa despercebido. A psicóloga clínica chilena Mariana Gangas contou ao jornal La Tercera que, basicamente, "enchem a outra pessoa de mensagens de adoração e atenção de forma persistente, para serem percebidos como uma alma gêmea".

A especialista apontou que, geralmente, são os narcisistas que agem dessa maneira, pois têm uma grande habilidade para dizer o que o outro quer ouvir. Ela exemplifica: "Estamos falando de uma pessoa que bombardeia o outro com mensagens, flores, presentes, elogios, comentários positivos ou cantadas, para que a outra se sinta reconhecida e validada perante os outros".

Após isso, costumam retirar repentinamente essa atenção de seus parceiros, dando lugar ao desprezo com o objetivo de fazer a pessoa ultrapassar seus limites para se sentir elogiada novamente.

Como detectar que você está no meio de um ‘love bombing’?

Diante disso, Charlie Huntington, psicólogo especializado em relacionamentos românticos da Universidade de Denver, explicou à BBC Mundo como saber se está passando por esse processo:

ANÚNCIO

1. Um "eu te amo" apressado: “Os 'eu te amo' na primeira semana ou insinuações apressadas de compromisso, quando ainda não existe a confiança necessária no outro, podem ser sinais de alerta”, explicou o especialista.

2. Adeus aos amigos: Manifestam o desejo de passar tanto tempo ao seu lado que procuram maneiras de te isolar sutilmente de familiares e amigos, assim têm controle sobre você e não há ninguém para abrir seus olhos.

3. Eles não te dão espaço: não há um minuto do dia em que eles parem de ligar, enviar mensagens ou se manifestar, porque "estão preocupados com você".

4. Perde-se a sutileza: quando, sem motivo algum, todo esse amor e interesse que ele prega desaparece num instante, apenas procurando manipular você.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias