Em 23 de abril, é celebrado na Catalunha o Dia de São Jorge, uma tradição que se espalhou por todo o mundo para demonstrar o amor por alguém. Este dia também está relacionado com o Dia Internacional do Livro, sendo comum presentear ambos juntos.
ANÚNCIO
Se em março se espera com fervor a chegada da primavera para presentear flores amarelas, é este 23 de abril quando os casais demonstram seu amor presenteando uma rosa e livros para seu ser amado, sendo uma das tradições que por mais tempo se manteve tendo sua origem na época medieval.
Qual é a origem do dia de São Jorge?
A origem desses presentes não apenas remonta à época medieval, mas também possui uma história digna de contos de fadas, onde está envolvida uma princesa, um dragão e um nobre cavaleiro. Saiba mais sobre a doce tradição que é celebrada todos os anos em um dia como hoje. A história remonta ao Século XV, embora haja alguns especialistas que afirmam que a lenda remonta séculos atrás, ao XIII, com origem em territórios espanhóis como Catalunha, e que se espalhou para outros países como Irlanda, Suécia, Croácia ou Etiópia.
Conta a lenda que na Idade Média, um enorme dragão aterrorizava a cidade catalã de Montblac, alimentando-se do gado local, como ovelhas, bois e cavalos. Mas um dia, isso não foi suficiente, e aos poucos, a criatura foi se aproximando cada vez mais da muralha que a separava dos habitantes.
Foi assim que, diante de seu apetite insaciável e da escassez de provisões, os habitantes do local tiveram que fazer sacrifícios humanos, onde um dos residentes era escolhido aleatoriamente (incluindo membros da família real) através de papeizinhos, para serem oferecidos ao dragão, até que um dia chegou a vez da princesa Cleolinda.
Ela, aceitando seu destino, dirigiu-se à muralha para ser devorada pelo dragão, mas de repente, apareceu um jovem cavaleiro chamado ‘Jorge’, montado em um corcel branco, dominando essa criatura mitológica com o cinto de Cleolinda e empunhando uma lança, pondo fim à vida da criatura, deixando um rastro de sangue por onde passava, onde nasceu um grande arbusto de rosas vermelhas, das quais ele pegou uma para presentear a princesa, tornando-se um símbolo de amor cortês.
Porque no dia 23 de abril se oferecem rosas e livros?
Por causa do gesto de Jorge, o nobre cavaleiro de armadura para a princesa, é a razão pela qual os homens presenteiam as mulheres com rosas vermelhas todos os anos, além de conectar esta festividade com o Dia do Livro, combinando ambos os presentes neste dia.
As rosas em si já possuem uma profunda mensagem de amor para quem as recebe, no entanto, em 23 de abril, adquirem um novo significado que as torna o presente mais desejado para saber se alguém realmente está apaixonado por você, esta é a razão pela qual a famosa celebração do Dia de São Jorge, na Catalunha, se espalhou para outros países.