A rede social WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais utilizadas. Em 2023, alcançou mais de 3 bilhões de usuários em todo o mundo. Isso representa um aumento significativo em relação aos 2 bilhões de usuários ativos mensais registrados em 2021.
ANÚNCIO
O que se espera para 2024 em termos de crescimento do aplicativo é vertiginoso e é por isso que à medida que o tempo passa, ele se atualiza e cria funções que otimizam a experiência do usuário.
Mas assim como não há requisitos para ter o WhatsApp, além de ter um bom telefone, existe uma regra infalível do aplicativo pela qual você correria o risco de ser banido para sempre, o uso de algumas palavras que violem seus usuários.
De acordo com o portal Contra, este aplicativo do Meta e todas as outras redes sociais que conhecemos, possuem algumas regras e normas para que a comunicação entre os usuários ocorra em um ambiente respeitoso, seguro e livre de crimes.
Entre as restrições do WhatsApp em seu regulamento está a linguagem relacionada à exploração sexual de menores, bem como o ódio ou bullying que violem as pessoas.
A grande plataforma de mensagens de texto garante que entre seus usuários não seja utilizado conteúdo "gráfico, violento ou sexualmente explícito, seja para assediar, insultar ou difamar alguém através de vídeos e fotos inadequadas", destaca o portal.
As palavras proibidas e as sanções a serem tomadas
Entre as palavras proibidas para o WhatsApp estão, pedofilia, violência, assédio e pornografia.
ANÚNCIO
Para que o aplicativo proceda a investigar o caso e decida impor uma punição ao usuário denunciado, a vítima ou pessoa que recebeu uma mensagem inapropriada deve enviar um relatório para o aplicativo e este decidirá quais sanções tomará:
Bloqueio temporário
O WhatsApp pode bloquear você temporariamente. Isso significa que você não poderá enviar nem receber mensagens por um período determinado (horas, dias ou semanas).
Bloqueio permanente
O WhatsApp pode bloquear você permanentemente. Isso significa que você perderá acesso à sua conta do WhatsApp de forma definitiva.
Da mesma forma, fica estritamente proibido divulgar informações falsas e infringir a propriedade intelectual por meio de mensagens de texto e multimídia.
Minhas conversas estão sendo lidas?
Esta medida faz muitos usuários questionarem se o aplicativo é realmente seguro, pois de acordo com a mensagem que aparece ao enviar uma mensagem, garante que ela está criptografada de ponta a ponta. ”As mensagens e chamadas são criptografadas de ponta a ponta. Ninguém fora desta conversa, nem mesmo o WhatsApp, pode lê-las ou ouvi-las.”
No entanto, é importante deixar claro que a ação de bloquear temporária ou permanentemente o usuário ocorreria com base no relatório feito pela vítima. É assim que a empresa Meta recebe a reclamação e as “últimas cinco mensagens que a pessoa ou grupo enviou para você”, para decidir se pune ou não a conta acusada de violar as regras e normas.
Deve-se ter em mente que o WhatsApp não notificará a pessoa ou grupo denunciado, apenas fará sua revisão com base na reclamação apresentada, juntamente com os dados que possui, como a identidade do proprietário da conta ou grupo, a data em que foi feita, além do tipo de mensagem enviada (imagem, vídeo, texto, etc).