De acordo com a ciência, um pouco de bullying é saudável para fortalecer o relacionamento de casal com a cumplicidade e risadas que traz, mas é perigoso em excesso. Quando as ‘brincadeiras’ passam dos limites, ocorre abuso psicológico e não podemos minimizar, desculpar ou normalizar isso.
ANÚNCIO
De acordo com a GQ, a Universidade de Kansas realizou 39 estudos nos quais descobriram que o humor é um elemento fundamental para construir um relacionamento saudável, forte e bem-sucedido.
No entanto, “o humor agressivo é um mau sinal nas relações em geral” porque as piadas ofensivas fazem com que a outra pessoa perca o interesse, considere procurar alguém novo e tenha sua autoestima destruída.
Chaves para identificar o bullying em um relacionamento de casal
Ele te insulta enquanto ri
O sorriso é apenas uma desculpa para suavizar o que te diz com palavras ofensivas. Não precisam ser muito fortes para serem consideradas entre as coisas que não deve permitir, pois ao te chamar de “boba” ou “fraca” já está enviando mensagens pouco saudáveis ao teu cérebro e rótulos de menosprezo que prejudicam a relação.
Muitos agressores encobrem seus próprios sentimentos de insuficiência e baixa autoestima através de suas palavras, ou simplesmente são narcisistas e egocêntricos.
Zombarias de coisas que te doem
É normal a um casal lembrar de um episódio engraçado e fazer algumas piadas, mas alguém empático não o faria sobre um tema que seja sensível ou delicado para você. Por exemplo, se faz piadas sobre sua imagem corporal quando sabe que isso te afeta.
Pressiona você a reagir
Se ficar incomodado se não reage como ele deseja e te controla como se fosse seu fantoche, sem te deixar ter liberdade ou autonomia. Pode ser representado em atitudes como ele reclamar por não deixar ser o centro de suas piadas, devolver críticas a ele ou não rir.
ANÚNCIO
Ele faz isso na frente dos outros
Quando isso acontece, é um grande sinal de alerta de que o bullying no relacionamento está escalando de forma significativa para te intimidar. Eles podem compartilhar seus segredos ou te expor de forma vergonhosa para que você seja o alvo de piadas de todos.
Faz comparações
Ninguém gosta de ser comparado com outra pessoa, especialmente se a comparação for desfavorável. Se alguém faz piadas te comparando com um ex ou com uma celebridade porque você não se parece com ela, por exemplo, saia dessa situação. Além disso, quase nunca te elogia, apenas te ataca. Isso já é considerado assédio verbal.