Na rotina de cuidados da casa existe um aspecto que não pode passar despercebido, mas que tem resultados importantes para a saúde: a higiene da roupa de cama.
ANÚNCIO
Essa prática, que muitas vezes é esquecida, é fundamental para a saúde e higiene pessoal.
Os especialistas em higiene e microbiologia advertem sobre perigos que podem dormir ao seu lado na cama. Siga lendo para conhecer tudo sobre esse tema.
Quando trocar a roupa de cama?
A cada ciclo de sono compartilhamos a cama com um universo invisível de células mortas, ácaros, pó e outros convidados indesejados que podem desencadear problemas de pele, alergias e até dificuldades respiratórias.
A doutora Lisa Ackerley e o microbiólogo Philip Tierno, referências no campo da biologia que estuda seres invisíveis aos olhos humanos, concordam em uma recomendação chave: a roupa de cama deve ser trocada ao menos uma vez por semana.
Segundo especialista, nesse período devem ser ajustadas em situações específicas como:
Excesso de suor noturno, presença de animais pet na cama, convivência com doenças infecciosas.
ANÚNCIO
Porém, a higiene da cama não cabe apenas às trocas da roupa de cama, mas também deve ser empregado um método de higiene para acabar com a sujeira e vidas microscópicas como bactérias.
Estudos mostram que lavagem com 30º C elimina apenas 6% das bactérias.
Por outro lado, a lavagem em 60º C tem resultados muito mais efetivos.
Além disso, é fundamental estar atenta às cobertas que, apesar de requererem lavagem menos frequente, também são ambientes propensos ao acúmulo de ácaros e agentes alérgicos.
Método de limpeza mais indicado para roupa de cama
Além da lavagem em temperaturas elevadas (60º C é o suficiente), você deve evitar a sobrecarga na máquina de lavar.
Ao encher a máquina de lavar com outras peças, o movimento adequado da lavagem fica comprometido durante o ciclo. Isso pode resultar em limpeza inadequada e maior desgaste dos tecidos e costuras.
O ideal é distribuir a roupa de cama em lavagens separadas para garantir a melhor limpeza e higienização dessas peças e ter uma vida mais saudável.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.