Saúde e Bem-estar

Os perigos da falta de higiene na cozinha que você precisa evitar

Itens sujos podem contaminar alimentos e causar doenças em você e na sua família

A higienização da cozinha e dos alimentos evita o contágio de doenças graves. SEAN GALLUP - Archivo (SEAN GALLUP/Europa Press)

O segredo para prevenir doenças é garantir a adequada higiene alimentar que impede a contaminação de alimentos. Conheça as doenças e perigos à saúde se sua cozinha não estiver limpa.

ANÚNCIO

Quais são as doenças que podem ser transmitidas na cozinha?

A negligência na limpeza de itens de cozinha pode levar a consequências graves à saúde, como a salmonela e o botulismo. Segundo Mario Sánchez, especialista em tecnologias alimentícias, esse problema pode ser solucionado com a higiene no preparo de alimentos.

Sánchez adverte sobre os riscos da salmonela, destacando que a contaminação de cascas de ovos pode desencadear essa doença, inclusive com risco de perda da vida.

Recomendados

Além disso, o especialista menciona a síndrome de Guilain-Barré, relacionado com o consumo de carne de frango mal cozida, sublinhando a importância de cozinhar bem esse tipo de carne branca.

Polina Tankilevitch / Pexels

Outro perigo é o botulismo, causado pela bactéria Clostridium botulinum. A conservação correta de alimentos industrializados, inclusive doces, deve seguir as instruções dos fabricantes sempre expressas nas embalagens.

Lavar bem as mãos com sabão é uma prática essencial na cozinha. Antes de iniciar o manejo de alimentos, é fundamental ter as mãos bem limpas para eliminar bactérias e germes que podem estar na pele.

Conselhos para ter a cozinha sempre limpa e segura

Lave as mão antes de tocar nos alimentos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

Garante que cozinhe os alimentos na temperatura e tempo necessário para eliminar bactérias.

Armazene os alimentos segundo as instruções dos fabricantes e separe os alimentos crus dos cozidos. Coloque-os em recipientes herméticos para evitar a contaminação cruzada.

Desinfecte superfícies frequentemente. Sejam tábuas, balcões, facas… qualquer superfície em contato com alimentos deve ser muito bem limpa.

Lave verduras e legumes antes de consumir. Deixe em água corrente para eliminar resíduos de pesticidas e bactérias.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias