O segredo para prevenir doenças é garantir a adequada higiene alimentar que impede a contaminação de alimentos. Conheça as doenças e perigos à saúde se sua cozinha não estiver limpa.
ANÚNCIO
Quais são as doenças que podem ser transmitidas na cozinha?
A negligência na limpeza de itens de cozinha pode levar a consequências graves à saúde, como a salmonela e o botulismo. Segundo Mario Sánchez, especialista em tecnologias alimentícias, esse problema pode ser solucionado com a higiene no preparo de alimentos.
Sánchez adverte sobre os riscos da salmonela, destacando que a contaminação de cascas de ovos pode desencadear essa doença, inclusive com risco de perda da vida.
Além disso, o especialista menciona a síndrome de Guilain-Barré, relacionado com o consumo de carne de frango mal cozida, sublinhando a importância de cozinhar bem esse tipo de carne branca.
Outro perigo é o botulismo, causado pela bactéria Clostridium botulinum. A conservação correta de alimentos industrializados, inclusive doces, deve seguir as instruções dos fabricantes sempre expressas nas embalagens.
Lavar bem as mãos com sabão é uma prática essencial na cozinha. Antes de iniciar o manejo de alimentos, é fundamental ter as mãos bem limpas para eliminar bactérias e germes que podem estar na pele.
Conselhos para ter a cozinha sempre limpa e segura
Lave as mão antes de tocar nos alimentos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
ANÚNCIO
Garante que cozinhe os alimentos na temperatura e tempo necessário para eliminar bactérias.
Armazene os alimentos segundo as instruções dos fabricantes e separe os alimentos crus dos cozidos. Coloque-os em recipientes herméticos para evitar a contaminação cruzada.
Desinfecte superfícies frequentemente. Sejam tábuas, balcões, facas… qualquer superfície em contato com alimentos deve ser muito bem limpa.
Lave verduras e legumes antes de consumir. Deixe em água corrente para eliminar resíduos de pesticidas e bactérias.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.