Comportamento e Relacionamento

4 sinais de que você está sendo vítima do gaslighting

Desmascare o gaslighting e recupere o controle da sua vida

Levantamento mostra que 3 em cada 4 mulheres foram vítimas de gaslighting no trabalho
4 sinais de que você está sendo vítima do gaslighting Pixabay (Divulgação)

Você já ouviu falar no gaslighting? Essa é uma forma de manipulação que também pode ser considerada como uma violência verbal e psicológica onde a pessoa procura convencer o outra de algo que não aconteceu.

ANÚNCIO

Por ser uma forma de manipulação, identificá-la pode ser um desafio e tanto. Confira quatro sinais que podem indicar que você está sendo uma vítima:

  1. Dúvida constante em sua própria percepção: Se você se pega frequentemente questionando sua memória, sentimentos ou percepções sobre eventos, mesmo quando têm certeza deles, isso pode ser um sinal de gaslighting. Por exemplo, alguém pode dizer: “Você está exagerando, isso nunca aconteceu”, fazendo você duvidar de suas lembranças.
  2. Culpa e responsabilidade transferidas: Indivíduos que praticam o gaslighting frequentemente transferem a responsabilidade de suas ações para a vítima, fazendo-a se sentir culpada por situações que não são sua culpa. Por exemplo, podem dizer: “Se você não tivesse agido assim, eu não teria reagido dessa maneira”.
  3. Confusão e desorientação: O gaslighting muitas vezes envolve a criação de uma atmosfera de confusão e desorientação na vítima. Isso pode incluir manipulação de informações, negação de eventos que realmente ocorreram e distorção da realidade. A vítima pode se sentir constantemente perdida e incerta sobre o que é verdadeiro.
  4. Diminuição da autoestima: Um dos objetivos do gaslighting é minar a autoconfiança e a autoestima da vítima. Isso pode ocorrer por meio de críticas constantes, ridicularização de suas opiniões e desvalorização de suas conquistas. Com o tempo, a vítima pode começar a duvidar de si mesma e de suas habilidades.

Se você reconhece esses sinais em seu relacionamento ou em interações com alguém próximo, é importante buscar apoio emocional e considerar conversar com um profissional de saúde mental.

Recomendados

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias