Cada vez mais mulheres estão conciliando seu papel com o trabalho. Desde 2008, o número de mães que trabalham na terra asteca aumentou em 25%. Muitos as veem como superpoderosas que conseguem dividir seu tempo para desempenhar todos os papéis de suas vidas da maneira mais ótima possível, mas muitas não conseguem equilibrar a carga e os problemas começam a surgir.
ANÚNCIO
Por isso, é necessário seguir alguns conselhos que permitam conciliar da forma mais harmoniosa possível o trabalho e a maternidade. O renomado centro de educação infantil no Chile, Vitamina, compartilhou algumas dicas com as mamães para garantir um núcleo familiar estável com tempo de qualidade.
1. Hierarquize as prioridades
Para as mães, as 24 horas do dia parecem ser insuficientes para a quantidade de atividades que realizam, por isso é importante fazer um planejamento. Não é necessário fazer tudo em um dia. O ideal é se organizar, saber o que precisa ser feito imediatamente e o que pode esperar. Além disso, é importante definir estratégias e estimar quantos minutos serão dedicados a cada atividade.
2. Procurar uma rede de apoio
Se tiver um parceiro, o ideal é dividir as responsabilidades de acordo com as habilidades e outras tarefas que precisam ser feitas durante o dia. Até mesmo é possível chegar a um acordo para trabalhar em horários diferentes, para que enquanto um fica em casa, o outro trabalha e vice-versa. Isso permite que toda a carga não recaia sobre a mãe. Mas se ela for uma mãe solteira, sempre há alguém disposto a ajudar: um parente, um amigo, um vizinho. A sororidade prevalece.
3. Delegar funções
Por mais força de vontade que se tenha, uma pessoa não pode fazer tudo. E toda mulher tem claro que a prioridade, no final do dia, sempre serão os filhos, por isso é preciso encontrar o ponto de ruptura do perfeccionismo, o que significa delegar funções aos colegas de trabalho, bem como aprender a estabelecer limites claros para os chefes que não respeitam os horários.
4. Diga adeus à culpa
Querer ser bem-sucedida e buscar ser autônoma na sua economia não deve fazer você se sentir culpada. Agora, a realidade é mais avassaladora e ter apenas um membro da casa trabalhando se torna insustentável. Não há motivo para sentir culpa por trabalhar para ser uma mulher melhor, por querer tempo para você e seus sonhos.