Saúde e Bem-estar

Você sofre de nomofobia? 4 sinais que provam que sim e o que fazer para não se desestabilizar

É importante que saiba o que é esse transtorno

Trastorno nomofobia
Transtorno Se você sofre deste distúrbio, você deve tomar medidas sobre o assunto (Tofros.com/Pexels)

A nomofobia é uma das condições mais comuns que afetam pessoas de todas as idades e muitos não sabem que a têm ou sofrem por não saber o que é.

ANÚNCIO

Por isso é importante começar a conhecer o que é a nomofobia, a ansiedade ou medo que alguém sente ao passar tempo sem usar o celular. Seja porque o celular descarregou, quebrou, não há wifi ou dados, isso acaba gerando um estado de ansiedade e desespero na pessoa e a tira de seu equilíbrio e tranquilidade.

O uso do telefone tem aumentado ao longo dos anos, especialmente nos últimos tempos, onde há cada vez mais redes sociais e é vital até para o trabalho.

Usá-los não é ruim, o grave e perigoso é chegar ao desespero por não usá-los por um tempo ou não tê-los por perto, por isso dizemos algumas sinais que indicam que você sofre de nomofobia.

Como saber se você sofre de nomofobia

Você prefere estar no celular do que fazer outra coisa

  • Se prefere ficar no celular e lhe dedica cada vez mais tempo em vez de estudar, trabalhar, sair com amigos ou ver televisão, é porque sofre de nomofobia;
  • Sentir-se ansiosa por não estar com o seu telefone;
  • Se sente ansiosa e estressada por não estar com o seu telefone, não tê-lo por perto, ou tê-lo, mas sem bateria e não poder usá-lo, definitivamente sofre desta condição;
  • Outra forma de saber se você sofre de nomofobia é se você verifica frequentemente o celular para ver se recebeu alguma mensagem ou notificação.

Você se sente paralisado ao perceber que deixou o celular

Também pode se sentir paralisado ou com medo ao perceber que não tem o celular com você, o que pode ser algo exagerado e preocupante.

O que fazer se você tem nomofobia para não se desestabilizar

O primeiro e mais importante é receber terapia cognitivo comportamental para tratar esta dependência do celular e da tecnologia.

Ao reconhecer e saber que sofre deste transtorno, pode estabelecer limites por conta própria, como ficar uma hora sem o celular por dia, evitá-lo, focar em outra atividade para se distrair, qualquer coisa que sintas que possa te ajudar.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias