O mês de abril é a temporada do signo de Áries e, com o que está acontecendo no campo astronômico e astrológico, com um eclipse solar e Mercúrio retrógrado, as energias têm estado muito agitadas. Mas na natureza existe uma pedra capaz de purificar e equilibrar nosso espírito nestes tempos tão agitados, trata-se do jaspe vermelho.
ANÚNCIO
A pedra jaspe vermelha é há séculos uma gema popular por sua beleza natural e propriedades terapêuticas. Pertence à classe mineral da calcedônia. É uma variedade microcristalina da família do quartzo e é formada por diminutos cristais granulosos. Esta pedra é muito conhecida pelo seu intenso colorido vermelho, causado pelo óxido de ferro que contém.
Em muitas culturas é chamada de "sangue da Mãe Terra", esta pedra manchada ou moteada é apreciada por suas numerosas propriedades curativas e sua capacidade de promover energia física e espiritual.
É frequentemente usado na cura com cristais para apoiar o corpo físico e acredita-se que ajuda a equilibrar e harmonizar as energias.
Propriedades curativas do jaspe vermelho
Entre as propriedades curativas estão o aumento de energia, a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da atenção e concentração, e o aumento da criatividade e confiança em si mesmo. Também melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação e a dor.
José Luis Alcaraz, gemólogo e autor do livro ‘Pedras Curativas’, em entrevista para Cosmopolitan, destaca que o jaspe vermelho “é usado desde a antiguidade como um poderoso afrodisíaco e como um estabilizador amoroso. É a pedra dos sentimentos intensos, do amor, da paixão e das grandes emoções e sensações”.
O especialista destaca que também tem "vibrações energéticas fortes e, por isso, é benéfica para pessoas que sofrem de timidez, insegurança ou falta de decisão."
ANÚNCIO
Por outro lado, "a nível físico, o jaspe também é indicado em casos de doenças hepáticas e aquelas relacionadas à garganta, pois abre o seu chakra".
Como usar no Feng Shui
Os especialistas desta filosofia milenar consideram-no um amuleto da sorte capaz de atrair sucesso e abundância. Muitas vezes, podemos encontrá-lo assemelhando-se às flores de uma árvore de gemas que costuma ser colocada em casa ou no escritório com o objetivo de trazer paz e prosperidade sob suas energias positivas.
Sua cor avermelhada torna esta variedade de jaspe realmente atraente para uso em joias e como ornamento. O 'extra': se você decorar sua casa com algum objeto de jaspe vermelho, ele afastará as energias negativas e protegerá sua casa.
Como limpar e carregar a jaspe vermelha
Com o tempo, as pedras de jaspe vermelho podem absorver energias e vibrações negativas do ambiente, afetando suas propriedades de cura.
Para manter as pedras de jaspe vermelho em seu nível energético ótimo, é importante limpá-las e recarregá-las regularmente.
Para limpá-la das más energias negativas
- Passar as pedras em água fria por vários minutos.
- Colocar as pedras em um recipiente com água salgada por várias horas.
- Esfregar as pedras com sálvia ou pau santo
- Colocar as pedras à luz do sol ou da lua por várias horas.
- Depois de limpar as pedras de jaspe vermelho, é importante secá-las bem com um pano macio antes de as colocar.
Para carregar e potencializar suas propriedades
- Colocar as pedras em uma cama de cristais de quartzo durante a noite
- Segurar as pedras na mão durante a meditação e visualizá-las carregadas de energia positiva.
- Colocar as pedras em uma tigela com sal ou arroz durante a noite.