Um divórcio pode ser verdadeiramente doloroso. Isto porque significa não ter mais ao seu lado a pessoa com quem pensou que viveria todos os dias de sua vida, ‘até que a morte os separe’.
ANÚNCIO
Diante dessa situação, é normal ser invadida por sentimentos desagradáveis, como tristeza, raiva e frustração. No entanto, é preciso ter muito cuidado com eles quando você tem filhos.
Sim, você tem o direito de viver o seu luto, mas sempre pensando um pouco antes de agir. Caso contrário, falar mal do pai do seu filho pode deixar nele lições de vida negativas. Por isso, que tal conhecer algumas delas agora mesmo? Confira 7 a seguir, extraídas do portal Soy Carmín (em espanhol):
1. Que não há problema em machucar alguém que você ama
Você está mostrando ao seu filho que as coisas boas que ele viveu com o pai não contam, e que tudo bem julgá-lo, criticá-lo e machucá-lo. Mas, infelizmente, nesta batalha ninguém ganha. Isso não é uma competição de quem pode fazer mais.
2. Que a sensação de dor justifica causar mais dor
Falando mal do pai, você ensina seu filho a ser vítima. E que já que ele foi machucado, não há problema em machucar os outros e tornar a situação mais difícil para todos.
3. Que tudo bem ofender o sexo oposto
Em meio ao luto e ao aborrecimento, você pode dizer coisas terríveis e isso marca a forma como seu filho enxerga quem pode ser sua parceira, bem como sua maneira de reagir quando seus relacionamentos não dão certo.
4. Que uma pessoa magoada não raciona sobre o que diz ou faz
Você mostra ao seu filho que não há problema em ceder ao impulso e que está tudo bem porque ele ‘se sente mal’ quando isso só causará mais problemas.
ANÚNCIO
5. Que o pai pode machucá-lo sem reconhecer que isso é errado
Toda criança sabe que faz parte de mãe e de pai, por isso quando uma dessas figuras é atacada, ela leva para o lado pessoal. Seu filho sente que está magoado pela pessoa que mais ama e que afirma amá-lo mais.
6. Que o pai é uma pessoa má e mentirosa
Sim, o que você fala muda a forma como seu filho enxerga o pai. Gera ressentimento e ele deixa de acreditar no que o outro diz mesmo que demonstre coerência. Além disso, causa distanciamento e altera o relacionamento entre eles.
7. Que deveria fazer o que você diz mesmo que sinta que não é a coisa certa
Por mais que seu filho ame o pai, a forma como você o ataca faz com que ele sinta que deve estar ao seu lado para que fique bem, mesmo que isso o deixe incomodado, triste e dividido.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.