Saúde e Bem-estar

Cirurgiões conseguem modificar a voz de pessoas trans graças a este tipo de operação

Conheça a descoberta científica que muda vidas

Foto de Referência Cirurgia Pavilhão Cirurgião Hospital Saúde Médicos Operação (Foto: Referencial | Getty Images)

A voz é a identidade de muitas pessoas e está diretamente relacionada ao sucesso no trabalho ou nas relações sociais, entre outros aspectos, por isso, para as mulheres trans, mudar ou modular sua voz através de uma intervenção cirúrgica significa uma mudança drástica em suas vidas e, principalmente, em sua autoestima, já que as pessoas trans cuja voz não corresponde à sua aparência sofrem mais distúrbios de ansiedade e depressão e rejeição.

ANÚNCIO

O presidente da comissão de Laringologia, Voz, Foniatría e Deglutição da SEORL-CCC, Dr. Juan Carlos Casado, detalhou durante a conferência de imprensa realizada por ocasião do Dia Mundial da Voz, que acontece em 16 de abril e que este ano é celebrado com o lema ‘Minha Voz é Minha Identidade’, em consonância com a descoberta científica.

Mulher com dor na garganta sendo consultada por médica
Essas mudanças no corpo podem indicar que você tem câncer na garganta Imagem: Freepik

O que é glotoplastia?

Numa nota recolhida pela Europa Press, é detalhado que a cirurgia de glotoplastia consiste em tornar as cordas vocais mais finas e pequenas, como as das mulheres. Após a cirurgia, segundo explicou o Dr. Casado, é necessário ficar em repouso absoluto da voz por 15 dias e realizar um mínimo de 15 sessões de terapia da fala, pois é "essencial" o trabalho multidisciplinar entre otorrinolaringologistas e terapeutas da fala. "Entre 90-95 por cento das intervenções têm um resultado totalmente satisfatório", afirmou.

Este tipo de cirurgias mudam vidas porque muitas pessoas não se sentem confortáveis com o corpo com o qual nasceram, mas sim com o corpo que podem escolher. Graças a esta descoberta, muitas pessoas podem viver confortavelmente com a sua escolha.

No entanto, ele não imaginava que isso causaria um buraco na garganta. Foto: Getty Images.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias