Saúde e Bem-estar

O que é a paralisia do sono, o distúrbio que causa terror ao dormir

Acordar e não conseguir se mover é um dos medos com os quais alguns lutam diariamente

Parálisis del sueño, un trastorno que produce terror al dormir.
Paralisia do sono Paralisia do sono, um distúrbio que causa terror durante o sono. (Imagen de Freepik)

Já te aconteceu de acordar porque sente que algo ruim está te observando de algum ponto do quarto, e até mesmo que pode te atacar, mas você está paralisada e não consegue se defender? Bem, esses momentos de puro horror são chamados de paralisia do sono, que nada mais é do que a incapacidade de mover o corpo quando você acaba de adormecer ou quando acorda.

ANÚNCIO

Dormir é tão importante e vital quanto comer e beber água, mas as pessoas que sofrem desse distúrbio do sono geralmente não desejam a hora de descansar, pois se torna um filme de terror. Embora pareça preocupante, o diretor da Unidade de Pesquisa em Psicologia Anomalística da Universidade Goldsmiths de Londres, Chris French, afirmou à BBC Mundo que "tipicamente dura alguns segundos. É desconcertante, mas não é grave".

Por que isso acontece? O neuropsicólogo clínico, Paul Broks, explicou ao mesmo meio de comunicação as razões que levam a ter esses episódios: “Você passa por isso até entrar no sono REM (sono de movimentos oculares rápidos). Essa é a fase associada a sonhos vívidos. Nesse estágio, os músculos do seu corpo estão paralisados, supostamente, para evitar que você realize ações de seus sonhos. Mas em um episódio de paralisia do sono, algo dá errado. Em palavras simples: seu cérebro acorda, mas seu corpo não”.

Os especialistas garantem que todos, em algum momento de suas vidas, irão experimentar isso. Isso é mais comum entre os 17 e 24 anos. De acordo com uma publicação do jornal argentino Clarín, a Associação de Psiquiatras Argentinos (APSA) aponta que algumas das causas são privação de sono ou sono fragmentado, dormir de costas, ter muito estresse ou ansiedade, eventos traumáticos, horários irregulares de sono e vigília, e histórico familiar.

Existem mais de um tipo de paralisia do sono?

Se você achava que apenas estar consciente e não poder se mover já é desesperador, saiba que há outros fatores que tornam a situação ainda mais assustadora, pois esse distúrbio tem algumas variantes, de acordo com o presidente do Grupo de Trabalho de Medicina do Sono da Apsa, Eduardo Ruffa, em um artigo do veículo de comunicação argentino, existem três tipos de acordo com sua periodicidade:

1. Paralisia do sono perdida: Geralmente são esporádicas e não causam nenhum dano. Não geram grande preocupação na pessoa.

2. Paralisia do sono periodicamente recorrente: Causa muita ansiedade em quem a sofre porque ocorre com muita frequência e, devido ao número de vezes que a experimentam, é considerada um distúrbio do sono.

ANÚNCIO

3. Paralisia do sono associada a outras alterações do sono: Ocorrem com muita frequência em pacientes, mas afetam uma minoria da população.

Como prevenir?

De acordo com o National Geographic,, é necessário ter o hábito de se deitar e levantar à mesma hora todos os dias, ter um local confortável para dormir, estar em um ambiente com uma luz suave e sem muito barulho, e evitar assistir televisão ou consumir conteúdo de dispositivos como o celular imediatamente antes de dormir.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias