Resfriados, alergias e outras infecções podem congestionar as vias respiratórias e converter-se em um verdadeiro sofrimento. Saber como fazer uma lavagem nasal levará você a encontrar o alívio e manter a saúde.
ANÚNCIO
Simples, acessível e eficaz, essa técnica te ajuda a recuperar a saúde das fossas nasais. Mas não é apenas inserir água pelo nariz. Você deve ter em conta algumas preocupações para fazer de maneira segura.
Por que é necessário lavar o nariz?
Realizar lavagens no nariz ajuda a manter a saúde das vias aéreas superiores. A princípio, é uma das maneiras de desentupir o nariz do jeito mais sensível.
Elimina a mucosidade acumulada, reduz a congestão e melhora a respiração. Essa é uma medida eficiente com resfriados e alergias.
Além disso, a lavagem ajuda a tirar microrganismos das narinas. Por outro lado, ajuda a proteger o nariz de alergias causadas por pó, por exemplo.
Como fazer uma lavagem nasal em casa?
Você precisará de água ou solução aquosa e algum objeto para fazer o líquido chegar às fossas nasais.
O elemento principal é a água que deve ser filtrada. Você pode escolher soro fisiológico. Também é possível é adicionar ingredientes para potencializar os efeitos.
ANÚNCIO
Com 250 ml de água. Adicione uma colher de sal marinho à água. Evite sal com iodo porque pode irritar as mucosas.
Adicione também uma colher de bicarbonato de sódio para manter o equilíbrio da solução.
Mexa bem a água para misturar os ingredientes e então utilize imediatamente.
Como lavar o nariz e acabar com congestão nasal?
Lave as mãos e use uma seringa sem agulha ou o recipiente destinado para isso.
Assoe suavemente seu nariz para remover sujeiras superficiais, incline sua cabeça para algum lado, introduza o objeto irrigador com boca aberta e despeje o líquido. Deixe escorrer pela outra narina ou pela boca.
Repita o processo na outra narina e, por fim, assoe novamente o nariz para remover todo excesso de líquido na mucosa.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.