Comportamento e Relacionamento

Perceba os 5 sinais de um relacionamento abusivo

Livre-se de relacionamentos que não agregam nada na sua vida

3 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

Relacionamentos abusivos possuem um grande poder na vida de toda mulher, geralmente esse poder poder ser psicológico, financeiro, físico e até mesmo verbal e identificar os sinais de um relacionamento abusivo é crucial para proteger a si mesmo ou a alguém que você conhece.

Aqui estão cinco sinais que podem indicar um relacionamento abusivo:

  1. Controle Excessivo: Um parceiro abusivo muitas vezes tentará exercer controle excessivo sobre o outro em várias áreas da vida, como finanças, contatos sociais, decisões pessoais e até mesmo a maneira como a outra pessoa se veste ou age.
  2. Isolamento Social: O abusador frequentemente tenta isolar a vítima de amigos, familiares e outras redes de apoio. Eles podem desencorajar ou proibir a vítima de sair com outras pessoas, controlar suas interações sociais e até mesmo difamá-las para que se sintam incapazes de buscar ajuda.
  3. Manipulação Emocional: O abusador frequentemente utiliza táticas manipulativas para controlar a vítima. Isso pode incluir chantagem emocional, culpa, humilhação, críticas constantes, ameaças de violência física ou emocional e outras formas de coerção para obter o que desejam.
  4. Violência Física ou Ameaças de Violência: A violência física é um sinal óbvio de um relacionamento abusivo, mas nem sempre é o primeiro sinal visível. Muitas vezes, começa com ameaças de violência física ou com a destruição de objetos pessoais da vítima. Mesmo que a violência física ainda não tenha ocorrido, as ameaças devem ser levadas a sério.
  5. Desrespeito pelos Limites e Desejos da Vítima: Um parceiro abusivo frequentemente ignora ou desrespeita os limites e desejos da vítima. Isso pode incluir pressioná-los para atividades sexuais não desejadas, forçá-los a tomar decisões contra sua vontade ou minimizar suas preocupações e sentimentos.

Organizações locais de apoio a vítimas de violência doméstica podem oferecer suporte emocional, orientação jurídica e recursos para sair do relacionamento de forma segura. Lembre-se de que não está sozinho e que há pessoas dispostas a ajudar.

Recomendados

· · ·

Atenção, mulher!

Se você está passando por qualquer tipo de violência, física ou psicológica, ligue para o número 180 e denuncie. Se preferir, comunique o ocorrido pelo número de WhatsApp: (61) 9610-0180. O atendimento está disponível para todo o Brasil, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, inclusive feriados.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM