Saúde e Bem-estar

10 truques caseiros para tirar manchas de tinta seca das roupas

Saiba o que fazer com roupas com manchas de tinta com métodos caseiros e efetivos

mancha tinta

Manchar as roupas com tinta é sempre uma situação incômoda. Muitas vezes as pessoas pensam que a roupa manchada não tem como ser restaurada, mas felizmente existem maneiras simples de trazer a cor original.

Os métodos de limpeza variam conforme o tipo de tinta e se a tinta está fresca ou seca. Portanto, cada caso demanda um tratamento específico.

Desde o uso de produtos de limpeza convencionais até alguns mais abrasivos, continue lendo para conhecer os métodos poderosos contra manchas de tinta nas roupas.

Recomendados

Como tirar manchas de tinta à base de água?

mancha tinta

Tintas que usam água em sua composição oferecem mais facilidade para remoção, principalmente se a estiver fresca. A base líquida se dilui em contado com água e não há necessidade de usar solventes químicos.

Método 1: água e detergente

Deixe a roupa pelo avesso, deixe a peça de molho por alguns minutos e, em outro recipiente, misture água morna e detergente. Depois use uma escova com cerdas suaves e aplique sobre a mancha até que desapareça.

Método 2: acetona

Estenda a roupa em uma superfície plana e com um pincel esfregue um pouco de acetona na mancha. Em seguida lave a peça normalmente.

Como tirar manchas de tintas a base de óleo?

Essas tintas precisam de processos mais complexos para serem removidas dos tecidos. Em especial porque água e óleo não se misturam e, portanto, a água não deve ser usada nesses casos.

Método 3: Papel Toalha

Se a tinta estiver fresca, com uma escova, raspe a mancha até eliminar o máximo possível. Umedeça com pouca água e coloque a roupa pelo avesso deixando a mancha em contato com várias folhas de papel toalha.

Método 4: Aguarrás

Se a mancha estiver seca, estenda a roupa sobre uma superfície plana. Aplique a aguarrás em um pano limpo e esfregue contra a mancha fazendo movimentos circulares e suaves. Enxágue com água morna e lave a roupa normalmente.

Método 5: Limão

Esprema meio limão e aplique o suco sobre a mancha. Depois esfregue com escova macia, deixe agir por alguns minutos e lave a mancha com sabão.

Como tirar mancha de tinta acrílica?

Método 6: Álcool

Coloque a peça de molho em água morna por alguns minutos, depois aplique álcool sobre a mancha com a ajuda de um algodão. Use ainda um pouco de água com detergente para remoção completa da mancha.

Método 7: Amoníaco

Dilua uma pequena quantidade de amoníaco com água e submerja a roupa na mistura. Em seguida esfregue suavemente a mancha. Depois, enxágue com água morna eliminando a mancha por completo.

Outros métodos para remoção de mancha de tintas

Método 8: Água oxigenada

Com a roupa seca, aplique um pouco de água oxigenada e esfregue com escova macia, depois basta enxaguar com água corrente.

Método 9: Vinagre branco

Aplique um pouco de vinagre sobre a mancha e esfregue suavemente. Depois basta enxaguar com água morna.

Método 10: Tira manchas

Aplique o produto sobre a mancha e deixe agir seguindo as instruções do rótulo. Com uma escova, esfregue até que a mancha desapareça.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM