Estilo de Vida

Eclipse, chuva de estrelas e Lua Rosa: os eventos astronômicos que farão o céu brilhar em abril

Abril será um festim para os astrônomos com o eclipse mais aguardado, o eclipse solar total que será visível nos Estados Unidos, México e Canadá

Eclipse, lluvia de estrellas y Luna Rosa: los eventos astronómicos que harán brillar el cielo en abril
Eclipse, lluvia de estrellas y Luna Rosa: los eventos astronómicos que harán brillar el cielo en abril El eclipse de Sol y la Luna Rosa los más llamativos fenómenos en abril 2024 (Foto: Unsplash)

Está faltando apenas alguns dias para o início do mês, das cores, onde todas as plantas renascem e o ânimo se torna positivo. Além disso, o céu estará muito movimentado, especialmente por um dos fenômenos mais esperados, o eclipse total do sol.

ANÚNCIO

Abril será um festim para os astrônomos pelas observações de cada fenômeno e para os astrólogos verem os movimentos dos planetas, os impactos em cada signo e as energias que, desde 25 de março, com o eclipse penumbral, têm feito o céu brilhar.

A partir de 1º de abril, estes serão os eventos astronômicos que nos deleitarão com seus brilhos de luz e energias para o Universo:

Eclipse solar total

É o mais aguardado pelos astrônomos e acontece a cada 30 anos, 2024 será o privilegiado. A lua bloqueará completamente o sol para criar um impressionante eclipse solar total em 8 de abril, o primeiro para a América do Norte desde 2017.

Apenas será visível ao longo de uma estreita faixa de terra, desde o Texas até o Maine e partes do México e leste do Canadá.

Os eclipses solares totais não ocorrem com muita frequência, na verdade, passarão duas décadas até a próxima oportunidade de observar um semelhante na América do Norte.

A passagem do cometa 12P/Pons-Brooks

12P/Pons-Brooks é um cometa periódico que tem um período de 71,2 anos, com o periélio em 21 de abril.

ANÚNCIO

Seu brilho máximo será neste dia, embora só seja visível do hemisfério norte até o início de abril e do hemisfério sul a partir do início de maio.

Chuva de meteoros Liridas

A chuva de meteoros Líridas atingirá o seu pico de esplendor no dia 22 de abril com cerca de 15 meteoros por hora.

A chuva de Líridas é um dos espetáculos mais bonitos que podem ser vistos nos céus no mês de abril. Geralmente ocorre todos os anos entre 16 e 25 de abril.

Durante estas datas, nosso planeta se aproxima da zona de detritos do G1 Thatcher, um cometa descoberto em 1861 que deixa para trás um rastro de fragmentos que, ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, se incendeia e cria o bonito efeito visual das estrelas cadentes.

Conjunção entre Júpiter e Urano

A dança no céu entre Júpiter e Urano será no próximo dia 20 de abril, às 8h30, na constelação de Áries.

A distância entre os planetas será de apenas 0°31′ e poderão ser vistos à tarde, baixos sobre o horizonte ocidental, logo após o pôr do sol.

Lua Rosa

A próxima lua cheia será em 24 de abril e é chamada de Lua Rosa. Nesta ocasião, o satélite parecerá maior e mais brilhante, embora mantendo a mesma cor branca de sempre.

Os nativos americanos também foram quem deu o nome a esta lua cheia do ano. O motivo não é exatamente a sua cor, mas sim porque esta fase lunar coincide com o florescimento do Flox Musgoso, uma espécie de planta que é rosa.

Tags


Últimas Notícias