Em 26 de março, é comemorado mundialmente o Dia de Prevenção do Câncer do Colo do Útero. Esta condição também é conhecida como câncer do útero, é o crescimento anormal das células encontradas no colo do útero. Ele está localizado na parte inferior do útero que se conecta às partes íntimas.
ANÚNCIO
Esta condição é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres em todo o mundo e o tipo de câncer mais comum em mulheres com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, esta doença teve uma incidência de 604 mil novos casos por ano e 342 mil mortes.
Os sintomas que deve estar atenta
- Sangramento vaginal após ter relações sexuais
- Sangramento vaginal após a menopausa
- Sangramento vaginal entre períodos menstruais, períodos menstruais abundantes ou que duram mais do que o normal
- Fluxo vaginal líquido com odor forte ou com sangue
- Dor pélvica ou dor durante as relações sexuais
É possível que o câncer de colo do útero em estágio avançado cause os sintomas mencionados anteriormente, somados a estes:
- Dificuldade ou dor ao evacuar, ou sangramento do reto com evacuações intestinais
- Dificuldade ou dor ao urinar, ou sangue na urina
- Dor surda nas costas
- Inchaço nas pernas
- Dor abdominal
- Sensação de cansaço
O que você deve fazer para prevenir isso
A forma mais eficaz de prevenir o câncer do colo do útero é fazer exames de detecção. Estes consistem em testes para encontrar condições que podem levar ao câncer ou encontrar pré-cânceres antes que possam se tornar um câncer invasivo. O teste de Papanicolau e o teste do vírus do papiloma humano (HPV) são testes específicos utilizados durante a detecção do câncer do colo do útero.