Não há dúvida de que o filme ‘A Sociedade da Neve’, lançado no ano passado e que relata a desgarradora sobrevivência de 16 jovens na cordilheira argentina dos Andes, se tornou um dos que mais tocou o coração dos 16 sobreviventes e do público, mas parece que alguns fãs ultrapassaram a linha do respeito.
ANÚNCIO
Nesta terça-feira, 19 de março, uma garota chilena se tornou tendência nas redes sociais, principalmente no X e no TikTok, quando compartilhou com seus seguidores sua festa de aniversário temática sobre o desastre do voo 571 da Força Aérea do Uruguai. A jovem fez uma postagem mostrando tudo o que fez para comemorar seus 19 anos de uma forma bastante peculiar e, é claro, desrespeitosa para a maioria dos internautas.
Ela mesma escreveu: "Eu sou María Jesús, fiz 19 anos e minha festa de aniversário foi sobre 'A Sociedade da Neve'. No vídeo, são mostradas imagens de copos com adesivos de aviões, bolas de rúgbi, bem como fotos de toda a equipe que sofreu um acidente em 13 de outubro de 1972 no glaciar Vale das Lágrimas, de onde 16 pessoas conseguiram sobreviver após 72 dias lutando contra o frio e as avalanches."
No entanto, como se isso não bastasse, María Jesús pendurou um cartaz na porta de sua geladeira com a mensagem: "Bem-vindo ao voo 571 da Força Aérea do Uruguai. Lembrem-se de apertar bem os cintos porque vai se chocar com uma piscola. Tenha um voo agradável!". Isso desencadeou a fúria na internet e logo vários comentários foram deixados para ela, então ela apagou o vídeo de sua conta.
“Como uruguaia, me entristece que a maior tragédia seja o tema de um aniversário, é isso que chegamos!”, “Imagine fazer uma festa de aniversário da Segunda Guerra Mundial e servir azeitonas concentradas DE JUDEUS”, “Vão acabar fazendo festas temáticas do Holocausto e pintando números no braço para entrar”, “Precisamos urgentemente de uma nova saga de vampiros adolescentes” e “Todos convidados para a minha festa de aniversário, tema: Chapecoense”, escreveram no post de uma jovem que compartilhou no Twitter/X a ‘façanha’ da garota.
O destaque da festa temática é que, aparentemente, aconteceu na cidade de Curicó, no Chile, exatamente na vila que o avião supostamente sobrevoou antes de cair e onde morreram 29 pessoas.
Até agora, nenhum dos sobreviventes se pronunciou sobre esse fato, nem o diretor ou atores do filme. “A Sociedade da Neve” foi baseada no livro homônimo escrito por Pablo Vierci, bem como no testemunho de 14 dos 16 homens que voltaram da morte. O filme foi indicado ao Oscar deste ano na categoria de melhor filme estrangeiro, mas não venceu.