Estilo de Vida

Partiram o seu coração? Segundo a ciência, isso demora a sarar

A pesquisa revelou que o tempo é quase igual tanto para homens quanto para mulheres

Cuánto tarda en sanar un "corazón roto".
Coração partido Quanto tempo leva para um 'coração partido' curar? (Imagen de Freepik)

O amor é uma força fundamental na experiência humana que nos conecta, nos nutre e nos dá significado, especialmente quando esse sentimento é compartilhado em casal. Agora, quando esse sentimento se esgota no casal e o fim é o mais certo, então se transforma em uma dor que consome, mas não mata. Simplesmente o coração está partido.

ANÚNCIO

Então vem a fase do luto, com sua negação, raiva, negociação e aceitação. Um processo que leva tempo de acordo com cada pessoa e o apego a esse relacionamento, mas o que a ciência diz sobre quanto tempo realmente leva para o corpo se recuperar?

Bem, alguns acadêmicos se propuseram a descobrir isso. Os especialistas eram da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, e da University College de Londres, no Reino Unido, e chegaram à conclusão, após a pesquisa, de que esse "mal de amor" levaria de 6 meses a dois anos para se curar. Como eles conseguiram isso? Através de uma pesquisa com 5.705 pessoas de 96 países, com cerca de 27 anos de idade.

A pesquisa foi publicada na revista científica Evolutionary Behavioural Science. Neste veículo, afirmaram, de acordo com os dados coletados, que não importa se são homens ou mulheres, pois o tempo é quase o mesmo, uma vez que 75% dos entrevistados afirmaram ter passado por uma ruptura amorosa e que, na maioria das vezes, as mulheres foram quem encerrou o romance devido à falta de comunicação, como motivo principal.

Por essa razão, os homens que foram rejeitados por elas expressaram que seu luto foi muito intenso. Agora, como são essas etapas de dor que devem ser enfrentadas após a despedida de um amor. A primeira é a negação. Nestes momentos, a pessoa se sente atordoada, com muita raiva e uma dor insuportável na "alma". Não enfrentar esses sentimentos só faz com que o sofrimento se prolongue. Nesta parte do processo inicial, o vazio e o desespero se apoderam da pessoa.

Depois de tudo isso, surge a raiva ou indignação, especialmente contra o ex-parceiro, uma vez que é possível que considere ter sido vítima de uma injustiça, deslealdade, zombaria, humilhação ou outros sentimentos. Muitas vezes, essas emoções também são direcionadas para si mesma, por se sentir vulnerável ou pensar que é a culpada de tudo.

No entanto, à medida que o tempo passa, a negociação surge no horizonte, pois é muito comum que, quando as feridas começam a cicatrizar, a pessoa se sinta mais segura e forte para conversar e chegar a um ponto intermediário em que ambos saiam ganhando, especialmente quando há interesses em jogo, como filhos, bens, animais de estimação, negócios e muito mais. Às vezes, também se tenta reconciliar.

Aceitação, finalmente, com o tempo, é possível aceitar a realidade da separação e se adaptar à nova situação. Você pode começar a se concentrar em se curar e seguir em frente com sua vida.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias