Comportamento e Relacionamento

Cinco sinais de que você está em um relacionamento codependente

Os especialistas apontam que são relações tóxicas, uma vez que a felicidade de uma pessoa não deve depender de outras

Señales de que estás viviendo en una relación codependiente
Relaciones tóxicas Señales de que estás viviendo en una relación codependiente (Imagen de Rawpixel en Freepik)

Já te aconteceu de não saber por que continua nesse relacionamento que te faz mal? Bem, é possível que esteja vivendo em um círculo vicioso de dependência emocional que te impede de cortar de uma vez por todas com tudo isso que te afeta, enchendo-te repetidamente de inseguranças que acabam por “cortar as suas asas”.

ANÚNCIO

As relações codependentes podem ser difíceis de identificar, pois frequentemente envolvem um padrão de comportamento que pode parecer normal ou até amoroso no início. O psicólogo espanhol Manuel Cassinello afirma que se trata de uma "relação tóxica, pois a felicidade de si mesmo depende de outras pessoas. Isso faz com que a pessoa deixe de ser quem é e de expressar seu verdadeiro eu. Tornando-se uma adicção para a pessoa codependente".

O especialista descreveu em seu site que é como uma espécie de vício em uma pessoa, porque sempre se vai querer fazer algo, mesmo que seja às custas de seu próprio bem-estar. Seu comportamento às vezes é exagerado. Cassinello as descreveu como "obsessivas, controladoras e, de certa forma, manipuladoras".

Quais são os sinais de alerta

Há alguns sinais comuns que podem indicar que você está em um relacionamento codependente.

1. Sentir-se responsável pelos sentimentos do outro

É comum que os codependentes tentem proteger e salvar sua parceira de tudo o que é ruim, não querem que ela passe por dificuldades, e buscam satisfazer suas necessidades em primeiro lugar, enquanto as suas ficam em segundo plano, mesmo que estejam passando por uma situação muito mais complicada do que a de sua cara-metade. Eles fazem grandes sacrifícios, mesmo quando não é mais responsabilidade deles, e até sentem que é sua obrigação proporcionar bem-estar a eles, mesmo que ninguém esteja pedindo.

2. Ser mais emocional do que racional

O especialista aponta que, geralmente, essas pessoas se esforçam para cuidar e resolver todos os conflitos de seu parceiro, mas não têm a capacidade de lidar com os próprios. Elas sacrificam sua felicidade pela do outro. Ele as classifica como pessoas mentalmente fracas.

3. Dizer não não é uma tarefa titânica

Mesmo consciente de que isso lhe faz mal ou de que não concorda com alguma coisa, a pessoa não tem a capacidade e a força para enfrentar e dizer: "Não", pois sentem que perderão algo ao se recusarem. Portanto, tornam-se complacentes.

ANÚNCIO

4. Sentir-se abandonada quando está sozinha sem seu parceiro

Quando o "mozão" não escreve, não liga e não se manifesta, a ansiedade aparece porque pensam que já não as querem, que serão abandonadas porque falharam em algo.

5. Ter baixa autoestima

“São pouco valorizados e vistos de forma negativa. Devido à sua baixa autoestima, são dependentes da situação, não se sentem confortáveis consigo mesmos e têm medo de rejeição”, afirmou Cassinello.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias