Saúde e Bem-estar

Você pula enquanto dorme? Isso pode ser o significado dos sobressaltos e não é tão bom

Saltar enquanto você dorme pode alertá-lo para alguns problemas em sua vida

Mujer despertando
Mulher acordando Pular enquanto dorme é bastante comum (Anna Bizon/Freepik)

A todos em algum momento da vida já aconteceu de dar um pulo enquanto dormem, situação que os acorda abruptamente apesar do sono profundo em que estavam. Muitas vezes esses pulos ou tremores ocorrem logo após adormecerem ou após várias horas e podem ocorrer em todo o corpo ou em alguma parte específica, como braços ou pernas.

ANÚNCIO

Embora aconteça com todo mundo, esses pulos dão uma sensação de salto ou queda e são conhecidos como espasmo hipnagógico, que se refere a um espasmo muscular involuntário que ocorre quando uma pessoa está à deriva no sono.

Este fenômeno é chamado assim devido ao estado hipnótico, que é o período de transição entre a vigília e o sono,

O que significa sonambulismo?

Estes espasmos ocorrem de forma espontânea ou podem ser induzidos por som, luz ou outros estímulos externos e, segundo os especialistas, estão relacionados com o cansaço ou dormir em posição desconfortável.

Estima-se que cerca de 70% das pessoas o experimentam, ao ponto de que até mesmo se pode ter a sensação de que está caindo. No entanto, seu significado vai além, segundo os cientistas, pois outros fatores que afetam são: estresse, ansiedade, fadiga e privação do sono.

Mujer durmiendo
Mulher dormindo Pular enquanto dorme é bastante comum. (Anna Bizon/Freepik)

No entanto, esses puxões hipnagógicos refletem que são uma transição natural do corpo, já que por adaptação estaremos sempre alertas para dormir, o que faz com que os nervos tenham uma “falha de ignição” durante o processo.

Outra das teorias que existem em torno deste acontecimento é que o cérebro interpreta erroneamente o relaxamento como um sinal de que a pessoa dormindo está caindo, fazendo com que os músculos reajam rapidamente. Ao dormir, o corpo não chega a se isolar completamente do mundo exterior.

ANÚNCIO

Existem dois movimentos que o cérebro não pode controlar quando estamos sonhando: os movimentos rápidos dos olhos e os espasmos.

No entanto, de acordo com a Sociedade Espanhola do Sono, os saltos não são motivo de preocupação e sua ocorrência é normal, desde que não sejam episódios recorrentes.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias