Estilo de Vida

Como recuperar uma planta após excesso de água

Aprenda a corrigir o problema e evite perder suas lindas mudas

Mulher regando plantas
Regar as plantas é fundamental para mantê-las vivas e bem, porém, em caso de excessos é necessário agir rápido para evitar a perda da muda. (Foto: Reprodução)

Regar as plantas pode ser uma tarefa complicada para principiantes nesse hobby incrível. Alguns podem se esquecer de regar enquanto outros podem oferecer água em excesso, ambas situações podem levar a planta à morte.

ANÚNCIO

Se você pertence ao último grupo que acidentalmente regou demais suas plantas, conheça o macete para salvar recuperá-la.

Apesar das plantas precisarem de rega frequente para sobreviver, o excesso pode ser um sério obstáculo ao desenvolvimento devido ao encharcamento do substrato que pode resultar no apodrecimento das raízes, baixa absorção de nutrientes e sufocamento.

Como saber se a planta tem excesso de água?

As raízes das plantas precisam de oxigênio e nutrientes, em caso de excesso de água e má drenagem do substrato, o tecido das raízes apodrecem e a planta começa a morrer. Para detectar o problema fique atento aos sintomas:

Ausência de novos brotos.

Amarelamento de toda planta.

Queda de folhas e flores.

ANÚNCIO

Terra permanentemente úmida.

Como fazer uma planta criar raízes? 3 agentes de enraizamento naturais para fazer em casa
Saiba como agir para salvar seu jardim! (Foto: Reprodução/Freepik)

Como salvar uma planta com excesso de água?

Um dos métodos para provar se a terra (chamada de substrato) está encharcado consiste em afundar o dedo na terra, se ao retirar o dedo e tiverem apenas grãos minúsculos de solo, não há excesso. Se, por outro lado, o dedo estiver com pequenos blocos de terra, esse é um sinal importante que o substrato está encharcado.

Nesse último caso, suspenda as regas e troque a planta de substrato ou vaso. Observe atentamente o estado das raízes, que são normalmente brancas, mas se estiverem escurecidas ou mesmo pretas, esse é um forte sinal de que estão apodrecendo.

Se você constatar que estão apodrecendo, corte-as. Não se preocupe, sua planta se recuperará se estiver em condições adequadas de luz e água. No replantio, use fungicidas, visto que a presença de fungos oportunistas são mais comuns nesses casos e podem causar males à saúde vegetal.

· · ·

Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:

Feng Shui no seu jardim: Melhores dias de março para replantio de mudas para crescerem rápido e fortes

Não regue suas plantas com água da torneira e descubra o motivo

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias