Estilo de Vida

Avós podem interferir na educação dos netos? Saiba como lidar

Uma relação tão afetiva e delicada exige alguns cuidados

Avó e neto | Pexels
Avó e neto | Pexels

A relação de avós e netos pode ser um doa acontecimentos mais significativos na vida de uma criança.

ANÚNCIO

Amor imensurável e cuidados nunca vistos antes são algumas das características mais comuns que vemos entre esses dois membros familiares.

Também sabemos da importância das avós como rede de apoio.

Mães que estão no mercado de trabalho, muitas vezes solo, contam com a ajuda das avós para conseguirem dar conta de tudo, o que estreita ainda mais a vida de avós e netos.

E quando essa relação passa dos limites? Os papéis precisam estar bem definidos?

Há alguns pontos que podem indicar um excesso de interferência dos avós na educação dos netos

Conflito geracional

A visão da educação entre uma geração e outra sempre é diferente. Quando a criança está dividida entre pais e avós é natural que essas diferenças venham à tona.

ANÚNCIO

Porém, discordar é diferente de intervir. O diálogo é o caminho para que, no final, a criança seja a maior beneficiada do jeito de cuidar de cada um.

Deixar os avós serem avós

Outro tópico que causa conflito é: “avós que estragam netos”.

Avós são avós, essa relação será mais doce do que a dos pais com os filhos. Eventualmente uma regra ou outra pode vir a ser quebrada.

Sem excessos, é saudável para a criança também.

Desautorização dos pais

Um ponto de atenção dessa relação tão profunda de afeto é a desautorização dos pais pelos avós. Tal atitude não só é nociva para a educação da criança como pode gerar atritos entre os pais e os avós.

Deve-se cuidar da hierarquia dessa relação, na qual os pais são as maiores autoridades.

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias