Levantar cedo, preparar o café da manhã, cuidar das crianças, se vestir para pegar o carro e sair para trabalhar. Chegar a um escritório cheio de papéis e colocar em dia para se destacar. Muitas mulheres lidam diariamente com essas situações que, com o tempo, geram ansiedade e estresse.
ANÚNCIO
Esta vida tão acelerada nos deixa muito pouco tempo para relaxar e meditar, mas existe uma alternativa que pode ser aplicada a qualquer momento e se ajusta a este ritmo de vida. Trata-se da técnica Tapping ou EFT (do inglês Emotional Freedom Technique) que te ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.
O tapping combina aspectos da milenar acupuntura chinesa - em vez de agulhas, são usados os dedos para dar pequenas batidas em pontos específicos - com elementos da psicologia moderna.
É uma forma de terapia dentro das Técnicas de Libertação Emocional que se baseia na ideia de que os problemas emocionais contribuem para os problemas de saúde física, ou vice-versa.
Segundo o portal Psicólogos Online, esta técnica existe desde 1980 e foi criada pelo Dr. Gary Craig, que menciona que os exercícios de tapping da EFT “combinam elementos de reestruturação cognitiva e técnicas de exposição com a estimulação de pontos de acupuntura, sendo uma técnica eficaz para diversos problemas, especialmente aqueles que exigem a liberação de emoções que podem estar dificultando a vida”.
O que implica este método?
O método é simples, envolve fazer movimentos ou batidinhas com a ponta dos dedos em pontos específicos do rosto ou corpo enquanto se pensa na causa do desconforto emocional. Tem alguma relação com a acupuntura, pois envolve a estimulação de pontos de pressão.
Claudia Yáñez, psicóloga e especialista em bioneuroemoção e Tapping, afirma que ao bater nos pontos de tratamento com a intenção de resolver um problema específico, ocorre uma liberação emocional ou desbloqueio que restaura o equilíbrio físico, mental e emocional que foi afetado por algum problema, trauma ou crença.
ANÚNCIO
Segundo a especialista citada no portal Univisión, existem vários pontos-chave que devem ser abordados para controlar a ansiedade e o estresse, entre eles:
- Coroa da cabeça
- Extremidade interna da sobrancelha
- Os cantos dos olhos
- Osso que está abaixo dos olhos
- Entre o nariz e o lábio superior
- Entre o queixo e o lábio inferior
- Pescoço, no início da clavícula
- Debaixo da axila
- Costelas superiores
- O lado da mão
- O Tapping e seus benefícios na terapia psicológica
Benefícios do Tapping
O portal da BBC destaca que vários estudos demonstraram que esta técnica pode ser de grande ajuda para os seres humanos na terapia psicológica, pois com batidinhas em áreas específicas tem sido possível tratar a ansiedade, a depressão e o estresse pós-traumático.
No caso da ansiedade, esta técnica é útil, pois nos permite diminuir os sintomas através da libertação de emoções e dores, ao mesmo tempo que reduz a ocorrência de ataques de pânico.
O tapping nos permite relaxar e acalmar. Por isso, muitas vezes é recomendado na terapia, pois é uma forma segura de liberar a dor emocional.