Nos últimos tempos, houve uma mudança significativa na forma como se deve educar as crianças para que se tornem adultos mais empáticos, tolerantes, emocionalmente inteligentes e responsáveis afetivamente. É cada vez mais comum ver vídeos virais em plataformas como o TikTok em que os novos pais mostram mais compreensão com seus filhos quando fazem birras, desobedecem ou cometem um erro.
ANÚNCIO
Recentemente, circulou um vídeo em que uma criança derrama um copo de leite e seu pai diz "não importa, filha". Em outro viral, uma mãe tenta ensinar seu filho pequeno a bater ovos, mas quando ele tenta quebrar um, ele cai fora do recipiente, e ela diz "não tem problema".
Estes vídeos têm ressoado em toda uma geração de internautas que afirmam ter crescido com medo decorrente das repreensões de seus pais após cometerem um erro, levando muitos a questionarem como educar uma criança que comete erros, de modo que aprenda com eles.
Por isso é que as repreensões são mais prejudiciais do que benéficas
Regañar as crianças quando cometem erros pode ter efeitos negativos no seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Em vez de promover um ambiente de aprendizagem positivo, isso pode gerar sentimentos de vergonha, ansiedade e baixa autoestima neles, o que também pode inibir sua capacidade de assumir riscos e explorar novas ideias, pois temem errar.
As repreensões tendem a focar no comportamento negativo em vez de ensinar as crianças como corrigi-lo ou aprender com ele. Em vez disso, é importante adotar uma abordagem mais compassiva e orientada para o crescimento. Isso envolve fornecer apoio, incentivo e orientação para entender e superar seus erros, promovendo assim resiliência, autoaceitação e desenvolvimento de habilidades para resolver problemas de forma eficaz.
Ao fazer isso, é promovido um ambiente de aprendizagem positivo onde as crianças se sentem seguras para explorar, aprender e crescer sem medo de julgamento ou repreensão.
O que você deve fazer para que seus filhos aprendam com seus erros sem repreendê-los
O primeiro passo é reconhecer quando seu filho cometeu um erro e refletir sobre o resultado. Peça-lhes para compartilhar o que aprenderam com a experiência e como acham que poderiam melhorar no futuro. Reforce frequentemente a ideia de que cometer erros faz parte do processo de aprendizagem e significa adquirir novos conhecimentos.
ANÚNCIO
Compartilhe com eles suas próprias experiências de quando cometeu algum erro. Detalhe o que aconteceu, como lidou com isso (mesmo que não tenha sido tão bem no início) e o que aprendeu. Isso é ideal depois que eles cometerem um erro. Por exemplo, se eles reprovaram em um exame, você também pode compartilhar uma ocasião em que reprovou em um exame e contar que depois disso aprendeu que deveria começar a estudar antes ou que pediu ajuda adicional ao professor.
Concentrar-se em uma mentalidade de crescimento é fundamental
O fracasso é inevitável, mas ao direcionar sua atenção para o que deu errado e como podem resolvê-lo, as crianças com mentalidade de crescimento podem transformar os fracassos em valiosas experiências de aprendizado.
Cultivar essa atitude empodera as crianças e transforma a maneira como enfrentam o fracasso. Um estudo publicado em Developmental Cognitive Science revela que, após cometer um erro, as crianças com mentalidade de crescimento mostram maior atividade cerebral em comparação com aquelas que têm uma mentalidade fixa. Como resultado, também têm mais chances de melhorar seu desempenho.