Estilo de Vida

Decoração: 5 dicas fáceis para decorar o quarto do seu filho de acordo com o método Montessori

Uma boa ideia é colocar uma pequena quantidade de brinquedos em um móvel ao alcance do pequeno, por exemplo.

Método Montessori
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Existe coisa melhor do que decorar os espaços de casa? Além de embelezar ainda mais os ambientes interiores, pequenas alterações também são capazes de agregar um ótimo valor estético.

ANÚNCIO

Um lugar perfeito para começar as mudanças na decoração é no quarto do seu filho. E, um método que você pode utilizar é o famoso Montessori.

De acordo com o portal Nueva Mujer, este é um método educativo que promove o desenvolvimento das crianças através da utilização de diversos elementos capazes de estimular independência, aprendizagem e exploração do mundo.

Trata-se de se adaptar às suas necessidades e também oferecer oportunidades de socialização, respeito e concentração. Além de funcionar dentro das salas de aula, o método Montessori também pode ser integrado aos quartos das crianças.

Por isso, que tal descobrir agora mesmo algumas dicas simples para fazer isso? Confira 5 a seguir, segundo o mesmo portal.

1. Cores

Os tons preferidos para decorar quartos Montessori são claros ou neutros. Outras cores também podem ser utilizadas, embora seja recomendável preferi-las em paletas suaves.

O chão, por sua vez, deve estar aquecido e limpo, para que a criança possa se movimentar descalça e sem problemas quando quiser. Você também pode incorporar um tapete, que pode ajudar a amortecer quedas.

ANÚNCIO

2. Decoração

Como o método busca aprimorar as habilidades das crianças, uma boa opção para decorar seus quartos são os espelhos. Este é um elemento típico deste ambiente, pois ajuda os pequenos a olhar para si e a desenvolver uma capacidade de observação.

O espelho pode ser colocado ao nível do chão quando são pequenos, e levantado à medida que crescem. Folhas com ilustrações também podem ser utilizadas. Estas devem ser colocadas na altura da criança para que possa examiná-las e estimular a criatividade.

3. Móveis

Para estimular a autonomia das crianças, recomenda-se colocar os móveis no seu tamanho e alcance. Dessa forma, poderão ter acesso a tudo o que precisam sem a ajuda de adultos. Estamos falando de camas, armários, mesas, cadeiras, entre outros.

No caso de utilização de prateleiras, estas também devem estar na altura dos pequenos para que, caso precisem agarrar alguma coisa, possam alcançá-la sem problemas.

4. Distribuição

É essencial que o ambiente esteja sempre arrumado e limpo. O ideal é que cada coisa tenha um lugar estabelecido. Recomenda-se que o espaço tenha um design clean, para que a criança possa se movimentar com tranquilidade e sem sobrecarregar móveis e brinquedos.

5. Atividades

Uma boa ideia é colocar uma pequena quantidade de brinquedos em um móvel ao alcance das crianças. Desta forma, poderão retirar o objeto que mais desejam sem a ajuda de adultos, o que também estimulará a criatividade.

Outra boa opção é incorporar cantos. Podem ser cantos de leitura, cantos de cozinha, cantos de construção ou outros. Para isso, devem ser incluídos todos os elementos necessários para que as crianças possam realizar a atividade com total sucesso e sem distrações.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2024/02/19/decoracao-5-ideias-simples-para-renovar-a-area-do-lavatorio-do-banheiro-da-sua-casa/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2024/02/14/decoracao-4-dicas-simples-para-integrar-papel-de-parede-vintage-nos-espacos-da-sua-casa/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias