Saúde e Bem-estar

As 9 lições do sistema Hanasaki: o “segredo” dos japoneses para viver muito e felizes

O método deixa importantes lições que podemos aplicar para termos vidas mais plenas e longas

El método Hanasaki nos ayuda a vivir más años con salud y alegría |

O Japão é um dos países onde vivem mais centenários no mundo e parte da razão pela qual os japoneses têm vidas tão longas e saudáveis há tantos anos tem a ver com o Hanasaki.

O termo refere-se a um método de crescimento pessoal que se baseia na crença de que os seres humanos podem melhorar a cada dia para ter uma vida longa e plena se desejarem.

Depois de viver anos no país asiático e conhecer bem seus costumes, o escritor Marcos Cartagena conseguiu estabelecer os nove pilares que compõem esse sistema de hábitos para viver mais e melhor.

Recomendados

Os pilares do sistema Hanasaki para viver mais e melhor

A aplicação do método Kaizen

Um dos pilares é a aplicação do Kaizen, uma filosofia que promove o esforço para melhorar diariamente. Mantendo a humildade e a perseverança, alcançam-se os objetivos e continua-se evoluindo.

De acordo com Cartagena, segundo a fonte citada, Kaizen é "a essência de uma forma muito especial de conceber a existência". A vontade de querer ser continuamente melhor é crucial para aplicá-la.

Abraçar o minimalismo

Outro dos pilares do Hanasaki é a prática do minimalismo, uma tendência que busca simplificar a vida eliminando tudo o que é supérfluo e concentrando-se nas coisas realmente importantes.

Uma vez que nos despojamos do supérfluo, podemos nos concentrar no essencial. Como resultado, conseguimos nos aproximar a vidas mais satisfatórias, felizes e realizadas pessoalmente.

Cultivar a paz interna para enfrentar a vida

Uma base do método Hanasaki é cultivar a paz interna; ou seja, aquele estado em que conseguimos nos sentir cheios de serenidade mesmo em meio a situações desafiadoras em nossas vidas.

Ao exercitar essa capacidade de ver a realidade sem nos deixarmos afetar muito por ela, desenvolvemos clareza mental, aprendemos a superar melhor os obstáculos e podemos tomar decisões mais sábias.

Manter contato com a natureza para se curar

Outra chave para viver melhor e mais feliz é ter contato constante com a natureza. Na cultura do Japão, essa prática é crucial para manter a felicidade e nos proporciona benefícios físicos e mentais.

Os japoneses, segundo o site mencionado anteriormente, são pioneiros nas caminhadas na floresta: passeios feitos com mindfulness onde acalmamos a mente enquanto respiramos o ar cercado por árvores.

De acuerdo al Hanasaki, otra clave para vivir mejor y felices es tener contacto constante con la naturaleza

Cuidar da saúde para ter uma vida de desfrute

Um pilar fundamental do Hanasaki é o cuidado da nossa saúde. Apenas mantendo-nos saudáveis tanto fisicamente quanto mentalmente podemos desfrutar da vida e envelhecer de forma saudável.

Os hábitos saudáveis são a base deste pilar; isto é, dormir as horas necessárias, alimentar-se de forma equilibrada, exercitar-se regularmente, lidar com o estresse de maneira saudável e meditar.

A construção e manutenção dos relacionamentos

O sistema Hanasaki também tem como pilar a construção e cuidado dos relacionamentos com amigos, familiares e outras pessoas no ambiente para criar laços duradouros e íntimos que nos sustentem.

De acordo com o meio, isso também se refere a criar laços nas comunidades em que vivemos para que todos busquemos o bem comum e vivamos de forma ótima.

Nunca perder os princípios

O respeito, a honestidade e a gratidão são valores muito importantes na cultura japonesa. Na verdade, fazem parte essencial de sua ética e orientam a maneira de viver de muitos no país.

De acordo com o Hanasaki, não perder os princípios, mas mantê-los sempre em mente, vai nos ajudar a perceber quando nos afastamos dessas boas práticas e precisamos fortalecê-las.

Encontrar nosso propósito na vida

Outro alicerce deste método é o ikigai ou descobrir o propósito de nossas vidas para alcançar uma existência plena de plenitude e felicidade. Ao conhecer isso, temos uma razão para acordar.

Assim como dedicar-nos a meditar sobre nossa missão, o que nos aproxima de nos realizarmos como pessoas. Nem sempre é fácil descobrir, mas fazê-lo nos ajuda a viver com propósito e entusiasmo.

Otro cimiento del método Hanasaki es el ikigai o descubrir el propósito de nuestras vidas

Modificar a atitude para enfrentar as coisas

O último pilar é a atitude que mantemos ou "a maneira como escolhemos enfrentar o que nos acontece", de acordo com Cartagena. O autor afirma que isso não é condicionado pela personalidade.

Pelo contrário, é uma decisão que tomamos e é crucial para o método Hanasaki. O que é aconselhado é regular a atitude para evitar angústia desnecessária e aproveitar a vida ao máximo.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM