Saúde e Bem-estar

A prática oriental que favorece a memória e melhora a saúde mental em idosos, de acordo com especialistas de Harvard

Trata-se da disciplina milenar chamada Tai Chi, que os especialistas garantem que melhora todos os processos cognitivos

La práctica oriental que favorece la memoria y mejora la salud mental en adultos mayores, según expertos de Harvard
A prática oriental que promove a memória e melhora a saúde mental dos idosos, segundo especialistas de Harvard O Tai Chi pode ser praticado duas a três vezes por semana. (Foto: Unsplash)

Para aqueles que chegam à idade madura, é muito difícil decidir por uma atividade de exercícios que combine a meditação para melhorar a memória, o movimento do corpo e manter um peso corporal saudável, tão necessário quando já se passa dos 40 anos.

ANÚNCIO

O Dr. Scott McGinnis, instrutor de neurologia da Faculdade de Medicina de Harvard, realizou uma pesquisa cujos resultados concluem que uma das melhores atividades físicas para idosos que combina todos os elementos mencionados anteriormente é a técnica do Tai Chi.

De acordo com o especialista de Harvard, o Tai Chi tem mostrado ser capaz de melhorar a função cognitiva em idosos, especialmente em processos cognitivos como o planejamento, a memória de trabalho, a atenção e a resolução de problemas.

Acredita-se que isso ocorre porque implica aprender e memorizar padrões de movimento lentos.

O que é o Tai Chi?

O Tai Chi é uma arte marcial milenar de origem chinesa que possui grandes benefícios tanto a nível físico como mental. "Entende-se como uma série de movimentos que representam contextos e situações que ocorrem na própria natureza", explica Vikika Costa, treinadora pessoal e especialista em nutrição.

Os resultados da prática desta disciplina tornam-se visíveis num período relativamente curto de tempo, uma vez que, embora baseada em movimentos lentos e relaxados, trabalha-se a musculatura geral do corpo. Deste modo, melhoram-se de forma notória e progressiva aspectos como a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio ou a força.

McGinnis explica ao portal Terra que os movimentos relaxados desta disciplina oriental seguem o ritmo da respiração. Também é conhecida como meditação em movimento. Esta prática oriental pode ser realizada de duas a três vezes por semana para obter resultados.

Benefícios do Tai chi para a saúde

Entre os benefícios que o tai chi tem para a saúde, destacam-se:

  • Fortaleça seu sistema imunológico.
  • Melhorar o equilíbrio, a força e a flexibilidade
  • Reduzir o estresse e os problemas de insônia
  • Fortalecer os músculos e aliviar dores de cabeça.
  • De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Canadá, o tai chi pode ajudar na saúde de pessoas com condições específicas, como a insuficiência cardíaca, a osteoartrite, o câncer de mama ou a doença pulmonar obstrutiva.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias