Comportamento e Relacionamento

Sinais de que seu parceiro é um narcisista: 5 comportamentos que o denunciam

Se você acha que sua outra metade pode ser narcisista, os sinais nesta lista vão tirar suas dúvidas

Aunque no siempre son fáciles de detectar, hay varios rasgos que delatan a una persona narcisista

As redes sociais estão cheias de publicações sobre narcisistas. No entanto, a realidade é que nem todo mundo entende o que é, muito menos podem detectar se estão em um relacionamento com um.

Em uma entrevista para a revista Cosmopolitan, a consultora abrangente Katharina Wolf explicou que o narcisismo é um transtorno de personalidade que costuma ser interpretado de maneira incorreta.

"Contrariamente à crença comum de que um narcisista é alguém egoísta e que se ama mais a si mesmo (...), é preciso mais para ser diagnosticado como narcisista", disse.

"Uma pessoa precisaria ter cinco das nove características identificáveis de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) da Associação Americana de Psiquiatria", explicou à publicação.

A necessidade de admiração excessiva, a falta de empatia, a crença de que são especiais ou que os outros têm inveja deles são alguns traços que costumam apresentar esse tipo de pessoa.

No entanto, não é fácil descobrir um narcisista porque eles costumam ser muito populares e amados. Além disso, "os narcisistas tendem a não assumir a responsabilidade por suas ações", disse Wolf.

Graças a isso, ele afirmou que se tornam "a eterna vítima" e "se você se deixar enganar, é possível que você também acredite que eles não têm culpa de nada e que todo mundo está contra eles".

Também costumam abusar emocionalmente usando gaslighting para “desestabilizar a autoestima de alguém, fazendo com que questionem sua própria sanidade e percepção dos acontecimentos”, afirmou.

“Muitas vezes, após uma discussão, será você quem terá que se desculpar, mesmo sendo a prejudicada”, destacou. Além disso, quando a pessoa é capturada, confunde o processo narcisista com amor incondicional.

Aunque no siempre son fáciles de detectar, hay varios rasgos que delatan a una persona narcisista

Como saber se o meu parceiro é um narcisista?

Embora nem sempre seja fácil detectar um narcisista, existem sinais que os denunciam. Se você acredita ter um parceiro assim ou apenas quer conhecer os traços que os distinguem, continue lendo para descobrir cinco.

Os narcisistas sempre têm uma história de vida incrível

De acordo com a psicóloga e autora Wendy Gregory, em uma conversa com a Cosmopolitan, os narcisistas na verdade não gostam de si mesmos. Por isso, costumam inventar histórias de vida incríveis.

"Quando se olham no espelho ou, melhor dizendo, quando olham para o seu interior, não gostam do que veem. Na verdade, acham isso tão inaceitável que inventam um eu diferente", explicou.

"Um personagem falso que é a pessoa que desejariam ser. Reinventam seu passado e contam histórias trágicas ou histórias de uma educação perfeita, de conto de fadas", disse.

Os narcisistas não aceitam críticas

Além de suas histórias fantásticas, outro comportamento que denota um narcisista é sua incapacidade de aceitar qualquer tipo de crítica independentemente de quem a faça ou de como seja dita.

"Embora o narcisista não tenha nenhum problema em distribuir queixas e, de fato, parece encontrar defeitos na maioria das pessoas, eles mesmos são hipersensíveis às críticas", apontou Gregory.

"A própria sugestão mais leve de que cometeram um erro ou possuem defeitos pode desencadear uma série de reações adversas", contou a especialista à revista mencionada anteriormente.

"Podem explodir de raiva ou se retrair e se tornar mal-humorados e silenciosos. A maioria dos narcisistas são muito habilidosos em dar a volta nas críticas e te culpar", acrescentou.

Além disso, ele esclareceu que "isso pode ser tão sutil que você não percebe que está acontecendo, e pode acabar se desculpando. Só depois você se pergunta como isso foi possível".

Aunque no siempre son fáciles de detectar, hay varios rasgos que delatan a una persona narcisista

Os narcisistas nunca pedem desculpas

Se o seu parceiro tem um grande problema para se desculpar, é possível que seja narcisista. Isso ocorre porque esse tipo de pessoa quase nunca é capaz de se desculpar genuinamente por um erro.

"A terapeuta Miyume McKinley afirmou ao meio citado anteriormente que o narcisista raramente, ou nunca, se desculpa por seu comportamento porque nunca sente que está errado."

"Nos relacionamentos, os narcisistas não assumem responsabilidades e geralmente culpam os outros por qualquer comportamento prejudicial (por exemplo, 'se você não fosse tão carente, eu não agiria assim')", enfatizou.

Os narcisistas sempre falam sobre eles mesmos

O traço que mais revela um narcisista é que suas conversas e foco estão sempre neles. Não importa o assunto, eles conseguem fazer com que suas conversas terminem sendo sobre eles e suas experiências.

"Os narcisistas também podem ser calados e reservados, com um sentimento interno de ressentimento porque os outros têm melhor do que eles", apontou.

Aunque no siempre son fáciles de detectar, hay varios rasgos que delatan a una persona narcisista

Os narcisistas não têm amizades duradouras

Um quinto sinal que ajuda a identificar um narcisista é a falta de amizades duradouras. E é que, embora eles geralmente sejam populares, são incapazes de manter amigos genuínos e próximos por muito tempo.

“Alguém que é TÃO maravilhoso deveria ter muitos, ou pelo menos alguns, não é? Mas se olharmos mais de perto, tudo o que há são conhecidos ocasionais, pessoas que adoram falar mal e némesis que gostam de manter por perto”, afirmou Katharina Wolf à Cosmopolitan.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM