Uma das coisas mais preciosas dessa vida é ter alguém para chamar de melhor amiga. Significa estabelecer um dos vínculos mais significativos e duradouros que existem, e partilhar os altos e baixos, bem como seus medos e inseguranças que mais ninguém conhece.
ANÚNCIO
No entanto, pode ser decepcionante descobrir que sua melhor amiga é na verdade uma vampira emocional, não é mesmo? Uma pessoa que, intencionalmente ou não, suga toda sua energia e vitalidade através de comportamentos tóxicos.
Por isso, que tal conhecer sinais que indicam que sua melhor amiga é uma vampira emocional para romper esta amizade o quanto antes? Confira 7 a seguir, de acordo com Suzanne Jannese no portal YourTango (em inglês):
1. Ela só liga quando precisa de você
Todas as pessoas têm dias ruins. Nesses casos, você precisa de uma taça de vinho e de um bom desabafo com alguém que se preocupa e que vai simpatizar. Mas quando você pega o telefone para ligar para sua melhor amiga, recebe o correio de voz dela. E não é apenas neste caso - é sempre que precisa conversar.
Ainda assim, seu telefone tocará fora do gancho quando ela estiver passando por algo semelhante e quiser conversar. Se você tem uma amizade unilateral como essa, é um sinal de que ela é uma vampira emocional.
2. Ela prospera no drama
Um dia é a doença do pai, no dia seguinte é um encontro terrível. Na semana seguinte, ela liga para desabafar sobre seu chefe malvado. Você a ouve, a apoia e lhe dá conselhos.
Mas o problema é o seguinte: assim como um problema é resolvido, sempre surge outro. Ela nunca parece estar feliz e, honestamente, não quer realmente estar.
ANÚNCIO
3. Ela não segue seus conselhos
Sua amiga vampira emocional pode voltar repetidamente para o mesmo homem que a usa, termina com ela, fica entediado e depois liga novamente. Quando ele inevitavelmente termina mais uma vez, ela liga para você - mais vezes do que pode contar.
Você é sua muleta emocional, ouvindo ela chorar e aconselhando-a a seguir em frente e encontrar um homem legal. Mas apesar de toda a sua ajuda, ela se recusa a ouvir. Eventualmente, pode chegar ao ponto em que você fica entediada de se ouvir repetir a mesma coisa continuamente e remover o nome dele da sua conversa.
Isso é comum com amizades tóxicas. Esperançosamente, depois de estabelecer limites, ela desaparecerá da sua vida e removerá a vampira emocional que não quer soluções.
4. Ela leva uma eternidade para responder suas mensagens
Ela pode usar a desculpa de que não estava ao lado do telefone. Mas você sabe que isso é simplesmente falso. Afinal, quem não está grudado no celular hoje em dia? A verdade é que ela só responde quando tem algo que precisa conversar, porque acha que a vida dela é mais importante que a sua.
É uma cortesia comum, em qualquer amizade, devolver as mensagens de uma pessoa. E é incrivelmente egoísta, para não mencionar emocionalmente desgastante, fazer as pessoas esperarem pela sua resposta.
5. Ela sempre passa por coisas piores que você
A desgraça da amizade não é uma competição. Se você está chateada com algo que está acontecendo em sua vida, a última coisa que quer é alguém negando como está se sentindo, dizendo o quanto foi mais difícil para ela.
Você quer simpatia, mas ela só quer superá-la e dominar a conversa. É tão cansativo ter um vampiro emocional como amigo porque nada do que você faz merece alguma simpatia.
6. Ela é o epítome de ‘a miséria adora companhia’
Pessoas que nunca ficam felizes com seu sucesso não são amigas de verdade. Não importa que coisa boa você diga a ela, ela tem um jeito de fazer um elogio indireto ou até mesmo insultá-la abertamente.
Um vampiro emocional como esse só quer sua amizade quando vocês estão no mesmo barco. Mas uma vez que essa dinâmica mude, você não a verá mais como pó.
7. Ela nunca cumpre nada
Os vampiros emocionais raramente percebem as coisas. Eles desistem no primeiro obstáculo para provar sua teoria do “veja, eu disse que não conseguiria”. No fundo, sua melhor amiga vampira emocional teme mudanças e prefere ficar presa em uma rotina para sempre do que correr qualquer risco.
Ela vai culpar outras pessoas por tudo que dá errado para ela. Vampiros emocionais não são pessoas felizes. A única coisa que lhes traz alegria é sugar a alegria e a vitalidade da vida do outro.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.