Saúde e Bem-estar

Desconforto na hora do ato? Saiba o que pode ser

Preste atenção na sua saúde sexual

Sexo
Sexo Desconforto na hora do ato? Saiba o que pode ser (Yeko Photo Studio)

Sentir desconforto durante o ato sexual é uma experiência comum para muitas pessoas e pode ter várias causas, tanto físicas quanto emocionais.

ANÚNCIO

Confira algumas possíveis razões para se atentar:

  1. Falta de Lubrificação: A falta de lubrificação vaginal é uma das principais causas de desconforto durante o sexo, especialmente para mulheres. Isso pode ocorrer devido à excitação inadequada, estresse, medicamentos, mudanças hormonais ou condições médicas. O uso de lubrificantes à base de água pode ajudar a resolver esse problema.
  2. Vaginismo: Vaginismo é uma condição na qual os músculos ao redor da vagina se contraem involuntariamente, tornando a penetração dolorosa ou impossível. Geralmente, o vaginismo está associado a fatores emocionais, como ansiedade, medo, traumas passados ou problemas de relacionamento.
  3. Infecções ou Condições Médicas: Infecções vaginais, como candidíase ou vaginose bacteriana, podem causar desconforto durante o sexo devido à irritação e inflamação da área genital. Condições médicas, como endometriose, miomas uterinos ou problemas na pelve, também podem contribuir para o desconforto durante o ato sexual.
  4. Dor durante a Penetração: A dor durante a penetração pode ser causada por uma variedade de razões, incluindo falta de relaxamento dos músculos pélvicos, cicatrizes de cirurgias anteriores, problemas na anatomia sexual, entre outros.
  5. Ansiedade ou Estresse: Fatores emocionais, como ansiedade, estresse, preocupações com desempenho sexual ou problemas de relacionamento, podem interferir na resposta sexual e causar desconforto durante o ato sexual.
  6. Traumas Sexuais: Traumas sexuais anteriores, abuso sexual ou experiências negativas passadas podem levar a sentimentos de desconforto, medo ou dor durante o sexo.

É importante abordar o desconforto durante o sexo com empatia e comunicação aberta com o parceiro. Se o desconforto persistir ou interferir significativamente na qualidade de vida sexual, é recomendável consultar um médico ou um terapeuta sexual.

Recomendados

Um profissional de saúde pode ajudar a identificar a causa subjacente do desconforto e oferecer opções de tratamento adequadas, que podem incluir terapia sexual, medicamentos, técnicas de relaxamento, fisioterapia pélvica ou outras intervenções, dependendo da situação específica.

Cuide-se!

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias