Existe coisa mais legal do que começar um novo ano fazendo mudanças na decoração do quarto? Além de embelezar seu espaço ainda mais e agregar valor estético, algumas alterações podem até contribuir para uma organização pessoal.
ANÚNCIO
No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao fazer mudanças, principalmente se o seu quarto for pequeno, porque pode comprometer todo o ambiente. Sendo assim, que tal conhecer agora mesmo os erros mais comuns para evitá-los o quanto antes? Confira 8 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer:
1. Pintar o quarto todo de branco
Especialistas em decoração afirmam que é um erro pintar todo o quarto de branco. A razão? Usar apenas o branco deixa a decoração fria, por isso é melhor combiná-la com algum tom marfim, creme ou cinza. Outra opção são as cores pastéis.
Da mesma forma, um cômodo pequeno e com excesso de cores, vibrantes ou marcantes, também não é recomendado. Uma ótima alternativa seria optar por cores claras e neutras nas paredes. As roupas de cama coloridas podem dar vida ao ambiente sem a necessidade de saturá-lo.
2. Cama muito grande
Você deve ter em mente que uma cama muito grande em um quarto pequeno pode tirar espaço visual e também conforto. Por isso, seja consistente com o tamanho que possui e não o exceda. A ideia é se adaptar ao ambiente que você tem para aproveitar ao máximo os metros quadrados.
3. Lâmpadas muito grandes em mesas de cabeceira
Você deve escolher o tamanho exato desses dois acessórios para que não ocupem muito espaço e pareçam exagerados. Mas novamente, verifique o espaço que tem para encontrar as melhores opções que se adaptam às suas necessidades.
4. Cabeceira muito exagerada
O ideal é que a cabeceira fique condizente com a cama e com o ambiente. As maiores podem ocupar muito espaço e funcionalidade. Agora, se o quarto for pequeno demais, você pode dispensar este acessório e substituí-lo por almofadas ou papel de parede.
ANÚNCIO
5. Cortinas escuras e pesadas
Cortinas grandes, escuras e pesadas nunca cabem em um quarto pequeno. Se você deseja intimidade e privacidade neste cômodo, opte por modelos mais acessíveis. Nem sempre é necessário usar cortinas no quarto. Persianas também criam ambientes aconchegantes.
6. Estampas
Tenha cuidado com as estampas ornamentadas nas paredes. Se as quiser, pode escolhê-las mas com o lema dos tons discretos e suaves. Em um quarto pequeno, nunca use estampas mais estridentes e geométricas.
7. Tapetes
Se tiver pouco espaço, é melhor evitar tapetes. Pisos contínuos são sempre mais indicados por proporcionarem amplitude visual. Colocar este elemento no chão pode criar contraste em um espaço mínimo. Portanto, por se tratar de um cômodo pequeno, é aconselhável deixar o piso exposto.
8. Armários
Você tem que colocar armários pequenos e garantir que eles tenham espelhos nas frentes. Os espelhos são um elemento muito útil para ampliar visualmente ambientes menores.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.