Estilo de Vida

Curioso: isso é o que a ciência diz sobre o uso de cores quentes nas suas paredes

As cores quentes nos fornecem energia ao pintar nossos espaços

Color
Cores quentes nas paredes

Existem dezenas de estudos sobre os efeitos da cor nos seres humanos. Nesta oportunidade, vamos nos concentrar nas cores quentes. O especialista no assunto Edgar Muñoz, psicólogo do Tecnológico de Monterrey no campus Zacatecas, aponta que está comprovado que as cores não apenas nos afetam em um nível emocional e psicológico, mas também em um nível físico, e explicou que “as cores são o pincel em nossa vida, têm a capacidade de brincar com nossa percepção, pois uma cor pode te levar a sentir desde uma completa calma até uma alegria extrema”.

ANÚNCIO

Ele disse que dia a dia estamos rodeados de cores que nos influenciam de maneira direta e indireta, tanto em nosso estado de ânimo como nas emoções, e mencionou que escolher a cor que vestiremos pode ser um ponto a favor. “Escolher a cor adequada em todos os momentos é o melhor aliado em nossa vida, para a saúde física, mental e emocional”, explicou.

Janeiro e fevereiro costumam ser meses de férias em vários países do mundo, momento em que muitas pessoas aproveitam para remodelar suas casas. Pintar talvez?

Cores quentes nas paredes

Cores quentes: a tendência de 2024

Em 2024, de acordo com a Pantone, as cores quentes estão em tendência. Na verdade, a ‘cor do ano’ é Peach Fuzz, um tom de pêssego que está entre um laranja pálido e um rosa.

O que a ciência diz sobre o uso desses tons? Pintar as paredes com cores quentes pode criar um ambiente acolhedor e vibrante em sua casa. Esses tipos de cores têm um efeito estimulante e dão a impressão de avançar, de se destacar da superfície que os contém. Isso cria uma sensação de proximidade, espaços vitais, alegres e ativos.

Vários estudos de psicologia da Universidade do Arizona apontam que "essas associações emocionais podem variar de acordo com a cultura, experiência pessoal e outros fatores individuais. Além disso, a combinação de cores também influencia na percepção emocional".

Peach Fuzz
Peach Fuzz, a cor do ano Pantone

Na verdade, Pinturas Ceresita, especialistas em cores no Chile, com sua campanha ‘Psicologia da Cor, E você, que cor precisa em sua vida?’, busca conscientizar sobre a importância das cores ao serem escolhidas. Eles estão fornecendo conselhos sobre algumas cores quentes comuns e as emoções que costumam evocar. Insistimos: a ciência diz que a cor faz diferença.

ANÚNCIO

O detalhe dos efeitos das ‘quentes’

Em primeiro lugar, o vermelho aumenta a força e transmite emoções como paixão, amor e energia. Use-o com moderação, pois pode ser uma cor muito ousada. Pode funcionar bem em uma parede para destacá-la na sala de estar ou na sala de jantar.

Por outro lado, a cor laranja traz emoções como alegria e entusiasmo. É ideal para áreas sociais como a sala de estar ou a cozinha.

Cores quentes nas paredes

A cor amarela aumenta o estado de alerta e concentração. Na verdade, essa cor é muito importante porque evoca a luz do sol e positividade. Perfeito para espaços onde você deseja uma sensação de otimismo, como a cozinha ou o corredor. Evite tons muito brilhantes se estiver procurando por um ambiente mais relaxante.

A cor marrom nos conecta com a terra, proporcionando sensações de estabilidade, conforto e calor. Pode ser excelente para criar uma sensação de calor e conexão com a natureza. Funciona bem em salas de estar e quartos.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias